Parabéns (pelo 12.º aniversário)!
Parabéns a vocês, claro! E muito merecidos!Na passagem de mais um aniversário da existência do Ciberdúvidas, desejo associar-me ao júbilo muito justamente sentido por todos quantos tornam possível este excelente serviço à língua portuguesa, a maravilhosa pátria que pelo mundo inteiro a tantos nos une e irmana. Confesso-me um assíduo e atento frequentador do trabalho desenvolvido pelo Ciberdúvidas e de que diariamente retira inúmeros benefícios. Para toda a equipa, directores, consultores e seus colaboradores a minha homenagem de gratidão, respeito e muito apreço. Muitos e muitos parabéns!
«Por mais que»
Qual é a natureza semântica do articulador «por mais que» na expressão «por mais que com grau diferente de complexidade»?
Pleonasmo e metáfora em «Vi claramente visto o lume vivo» (Camões)
No verso de Camões «Vi claramente visto o lume vivo», a figura de estilo usada é:– metáfora?– personificação?– pleonasmo?
Regulado e regulamentado
Será correcta a utilização do vocábulo regulado em «regulado por normativo», «regulado por decreto-lei»? É que regulado é aquele que provém de régulo, sobado... Não será preferível o uso do termo regulamentado? Ou é precisamente a mesma coisa?
Verbo reaver, ainda mais uma vez
Se é errado dizer «Para que ela "reavenha" o seu anel, terá de juntar dinheiro», ter-se-á sempre de substituir por «Para que ela possa "reaver"...»? O verbo reaver não tem conjuntivo?
Muito obrigado!
Karbovanet
Para minha surpresa encontro a palavra karbovanet na Mordebe. O que os levará a dizer que se trata de uma palavra da língua portuguesa?
A regência do verbo culminar
Minha dúvida é quanto à regência do verbo culminar, pois tanto encontrei «culminar com» quanto «culminar em». Qual seria o correto?
Emprego de «tomara...»
Gostava de esclarecer uma dúvida.
Diz-se «tomara tu ter o que eu tenho» ou «tomaras tu ter o que eu tenho»?
Assíncrono
Vejo por vezes surgir em vários documentos uma secção denominada de «Definições, Abreviaturas e Assíncronos» ou qualquer texto semelhante.
Mas ao pesquisar a definição de assíncronos não me parece que tenha qualquer coisa que ver com o propósito destas secções.
O que encontrei foi:
«assíncrono– que não é síncrono;– designativo dos motores de corrente alternada, cuja velocidade depende da potência que deles se exige.»
Pode realmente ser usada num contexto de definições e abreviaturas ou não?
«Passados alguns minutos»
«Passados alguns minutos» ou «passado alguns minutos»?
Gostaria de saber qual das hipóteses está correcta, por favor, e porquê. Obrigada.
