Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Pedro Izzo 40K

Obrigado pela sua resposta, essa sim objetiva e conclusiva, sobre casa / casal / casamento (24/mar).

Pergunto hoje quais são as semelhanças e diferenças, etimologicamente, a ressaltar sobre os termos a seguir: para-bólico, hiper-bólico, sim-bólico, ana-bólico, cata-bólico, meta-bólico, e talvez outros da mesma família quanto ao sufixo.

Para que não haja uma meia resposta, duplico a pergunta de outra forma: (1) que quer dizer a primeira parte de tais palavras (o que chamo aqui de prefixo: para, meta, hiper, ...); (2) que quer dizer a segunda parte (o que aqui chamo de sufixo, bole ou bólico para todas); e enfim (3) que quer dizer o conjunto, o sentido real, histórico e atual, de cada termo.

Coopero colocando perguntas claras e estruturadas. Desculpem-me se de "tom pouco amável", mas têm o mérito de serem eficazes. Pretendo assim provocar as respostas de que necessito: de forma e conteúdo equivalentes, ou seja, claras, diretas, estruturadas, e assim eficazes.

Obrigado.

 

Patrícia Brasil 13K

Qual a classe gramatical de tal, qual e tal qual na frase: A moça é tal qual a irmã?

Essa foi uma dúvida que surgiu numa turma de pré-vestibular e nós não conseguimos chegar a uma conclusão.

Ronaldo Falcochio Pileggi Professor São Paulo, Brasil 6K

Gostaria de uma explanação detalhada sobre as vírgulas nas orações adjetivas/adjectivas explicativas. Será um tipo de aposto e por isso a vírgula? Ou seria uma digressão e por isso uma oração quase independente?

Obrigado.

Lucas Novais Pinheiro Brasil 20K

O que é um substantivo derivado?

E o substantivo primitivo?

Camila Gobetti Estudante de Comunicação Social Brasil 19K

O que é referencial textual e referencial situacional?

João Pedro Gomes 5K

Dado não existir em português o grupo "tch", não se escreve "Tchetchénia" nem "Tchekov", mas "Chechénia" e "Chekov", se não me engano.

Pela mesma lógica, qual é a grafia correcta para a mosca "tsé-tsé"?

Será "sé-sé"? "sessé"? "tessé-tessé"?

Luís Damore Brasil 14K

Gostaria de saber qual o plural da palavra latino-americano e o porquê.

Grato pela colaboração.

Rogério B. Fernandes Estudante Faro, Portugal 6K

A expressão "savoir faire" (ou será "savoir-faire"?), que se ouve frequentemente no nosso mundo desportivo, sem grandes resultados à vista, é ou não um estrangeirismo? Agradeço uma resposta em breve.

Pedro Izzo Brasil 2K

Sua explicação sobre a palavra "lapalissada" fez-me pensar que temos, em bom português, um termo equivalente: "acacianismo", de "acaciano".

Pela definição, dada pelo Michaelis, percebo que até as origens históricas dos dois termos têm algo em comum.

Que pensa Ciberdúvidas?

Obrigado.

Pedro Pinto Estudante de jornalismo Porto, Portugal 6K

Pretendia saber onde se pode frequentar cursos de dicção de Português na cidade do Porto.