Se interpretei bem as frases apresentadas, direi que nelas o adjectivo inútil tem força de substantivo. A substantivação é um dos modos de enriquecimento do vocabulário e ocorre com adjectivos, pronomes, etc. – ou seja, com qualquer categoria vocabular.
No caso do adjectivo inútil, há pelo menos um dicionário (o brasileiro Aurélio) que o autonomiza também como substantivo (inútil = indivíduo sem préstimo).
Imprestável, desnecessário, improfícuo – adjectivos sinónimos de inútil –, embora nem todos pertençam à linguagem corrente, podem ter igualmente força de substantivo. Tudo depende das frases em que os empregarmos.Cibernota – Tornar-se-á mais fácil fazer a pesquisa no Ciberdúvidas, quando estiver concluída a classificação gramatical das respostas anteriores.
Até lá, tem de se proceder por tentativas. Por exemplo, se escrevermos substantivado na janela do pesquisador, encontraremos respostas em que se emprega este termo. Nenhuma delas, contudo, se refere ao adjectivo inútil.
Se continuarem com dificuldades na pesquisa das respostas anteriores, enviem-nos uma mensagem para https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/contacto.