Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Antonio Daniel Calo Marmolejo Espanha 12K

Sou um estudante espanhol de português e já percebi a dupla grafia das palavras como "aguento"/"agüento". Tento aprender o português europeu e, por isso, escrevo "aguento"; mas a pergunta é: como se há-de pronunciar? É correcto pronunciar [aguento] sem o som do u, assim como está escrito?

Muito obrigado.

Carsten Sinner Dinamarca 1K

Em catalão, italiano e, em linguagem popular, também em castelhano, é possível a construção de frases comparativas com negação. Também é possível o emprego da negação em comparações de superioridade ou de prioridade e de inferioridade ou posterioridade em português, ainda que seja só em língua oral/popular?

Exemplos:

   Cat.: La Maria és més alta que no la Lluïsa.
   It.: Maria è più alta di Luisa.
   Maria è più alta che non Luisa.
   Cast.: María es más alta que Luisa.
   Pop.: María es más alta que no Luisa.
   Gal.: María é máis alta ca Luisa.
   *María é máis alta ca non Luisa.

Em português, seriam construções como:

   A Maria é mais alta do que (não) a Luisa.
   Ele mudou muito antes a forma de falar que (não) a forma de c...

Mário César Borges d Portugal 6K

Digam-me por favor: existe publicada alguma História da Língua Portuguesa? Sua origem, sua evolução, influências que sofreu de várias fontes, especialmente após a época dos Descobrimentos, como se falava nessa época dos Descobrimentos, se o português que hoje se fala no Brasil (com aquela entoação, sotaque e prosódia) era o que aqui se falava na época, mais ou menos, etc. Tenho procurado nas livrarias e na internet e não consigo encontrar nada. Histórias da Literatura Portuguesa existem várias; mas da língua, nada vejo!!
Obrigado.

Manuel da Costa Portugal 3K

Publicações ou publicitações?

Gostaria de saber, tratando-se de informar qual o preço de um anúncio num jornal, se deve dizer-se, por exemplo: ... "por 40 publicações ou por 40 publicitações".

Qual a diferença ente uma palavra e outra?

Muito obrigado.

Clara Neves Portugal 17K

Num manual de Língua Portuguesa do 9.º ano, "cujo" aparecia classificado como determinante relativo. Em nenhuma gramática portuguesa encontrei esta subclasse de determinantes. "Cujo" é pronome relativo ou pode também ser utilizado como determinante?

A. Castro Portugal 5K

Diz-se Daliniano ou Dalineano relativamente ao universo de Salvador Dali?

Tânia Regina da Silva Sato 1K

Em que figura de linguagem está esta frase: «Cai a tinta da treva sobre a noite»?

 

Lais Bastos Brasil 5K

Boa tarde, meu nome é Lais Bastos e estou no 2.º ano do Ensino Médio, e a minha escola está fazendo um trabalho transdisciplinar. Fiquei com a parte de pesquisa sobre a evolução da gramática brasileira.

Gostaria que vocês me ajudassem com uma pesquisa relatando quais os substantivos, modo de falar... a partir da época de 1500, pois a gramática a partir de 1800 eu já encontrei.

Grata.

Bruno Cardoso Estudante Brasil 8K

Qual a importância da obra - "Os Lusíadas", de Luís de Camões - para a formação da língua portuguesa?

Anabela Andrade Portugal 6K

Havia na parede da casa dos meus Pais, há muitos anos atrás, umas argolas de ferro, onde ficavam acorrentados os cavalos, as éguas ou as mulas, esperando pelos donos.

Nunca soube que nome se dava a essas argolas.

Será porventura golilha que, conforme o Dicionário, quer dizer: Cabeção com volta engomada, que se usava com a beca; argola, pregada num poste, à qual se prendia pelo pescoço o criminoso.

Se souberem digam depois das férias...

Obrigada, mais uma vez, por existirem.