Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Joaquim Barradas Portugal 11K

Ficaria muito grato se me indicassem quais as frases seguintes incorrectas, correctas, ou pelo menos toleráveis e, se possível, com comentários:
   1 - a) ... o professor recomendou que os alunos deveriam estudar mais ...
   ou
   b) ... o professor recomendou que os alunos deviam estudar mais ...
   2 - a) ... o turista procurou o posto de turismo para saber onde poderia encontrar...
   ou
   b) ... o turista procurou o posto de turismo para saber onde podia encontrar...
   3 - a) ... vaticinou que o filho a nascer seria mais famoso que o pai...
   ou
   b) ... vaticinou que o filho a nascer viria a ser mais famoso que o pai...
   4 - a) ... e nesse tempo escreveu o novo romance que viria a ser um sucesso...
   ou
   b) ... e nesse tempo escreveu o novo romance que veio a ser um sucesso...
   5 - a) ... o aluno consultou o assistente para saber como haveria de conduzir o trabalho...
   ou
   b) ... o aluno consultou o assistente para saber como havia de conduzir o trabalho...
   6 - a) ... deu-lhe indicações quanto ao caminho que deveria tomar e advertiu-o dos contratempos que haveria (teria) de enfrentar...
   ou
   b) ...
   deu-lhe indicações quanto ao caminho que devia tomar e advertiu-o dos contratempos que havia (tinha) de enfrentar...
   Antecipadamente agradecido pela vossa ajuda.

António Faria Lopes Portugal 6K

O conceito vigente e actual de minibasquete não permite o sinónimo minibasquetebol por se entender que às duas palavras correspondem actividades distintas. Assim, usualmente, utiliza-se minibasquete. Mas eis que, de repente, me ocorreu a seguinte dúvida: deverei escrever minibasquete ou minibásquete? Agradecia um esclarecimento fundamentado sobre a questão já que uma das duas palavras será usada como título de um suplemento de um jornal da especialidade, dirigido às crianças.

Obrigado pela colaboração.

Nelson R. Pereira Portugal 11K

Deverá dizer-se "tipos de transporte" ou "tipos de transportes"?

Maria Vaz Professora Portugal 94K

Embora os verbos "falar" e "dizer" possuam significados idênticos, sendo normalmente utilizados como sinónimos, a sua utilização é significativamente diferente. Como tal, gostaria que me dissesse quais as regras de utilização de um e de outro. Além disso, gostaria de saber se o verbo "falar" se poderá empregar no seguinte contexto: "Mas o que é que estás para aí a falar?".
   Obrigada pela vossa atenção.

Erotilde Ferreira dos Santos Brasil 4K

Trabalho na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com redação oficial, emitindo as resoluções de um Conselho, e tenho usado o seguinte cabeçalho "O Conselho de Centro do Centro de Ciências Exatas ..., resolve:"

   Gostaria de saber se existe pleonasmo na frase "O Conselho de Centro do Centro de Ciências Exatas....", pois surgiram algumas dúvidas a respeito. Sei que o pleonasmo é a repetição de uma idéia que já está contida em termo anterior e traz informações desnecessárias, reduntantes.

   Porém, neste caso, além de ser regimental, pois temos aqui vários Conselhos (que são os órgãos deliberativos) de vários Centros (que são os órgãos de administração setorial) conforme nosso Estatuto, o fato de constar apenas "Conselho de Centro" não se entende a que Centro estamos nos referindo. E então? Existe o pleonasmo ou não? Ficarei imensamente grata em ser atendida.

Anushka Bruxelas, Bélgica 7K

Li com interesse a pergunta de um consulente sobre o porquê de uma pessoa erudita dizer "a igreja onde é que estamos", etc.
Este é um fenómeno com que eu própria deparei há mais de 20 anos, quando tinha muitos amigos/amigas transmontanos. Sem falha, todos diziam "onde é que" quando não se tratava de uma interrogação. Nunca ouvi falantes de outras regiões de Portugal usar esta "expressão". Será de facto um regionalismo?
Obrigada.

Gleice Kelly Araújo da Silva Brasil 16K

O que é vilancete?

Sei que foi um tipo de poesia lírica, mas gostaria de receber mais detalhes.

Rita Ferreira Portugal 73K

Tenho dúvidas sobre se se escreve sempre "bem-sucedido" com hífen ou não.

Caso nem sempre se escreva, agradecia que me indicassem alguns exemplos de frases onde tal acontece.

Renata Menezes Rio de Janeiro, Brasil 15K

A pergunta talvez cause estranheza, mas teve sua origem na distância existente entre o conceito que as gramáticas apresentam para 'verbos irregulares' e a prática da sala de aula e de vários livros didáticos. Nem todos os verbos irregulares são, a exemplo do verbo reaver, defectivos. E quanto aos defectivos, são irregulares?

Se o são, por que as gramáticas e dicionários (Celso Cunha, Bechara, Matoso Câmara, etc.) não citam a ausência de formas como uma das possíveis características dos verbos irregulares, mas apenas a alteração do radical e a variação na flexão em relação ao modelo?

Se não são irregulares, a ausência ou inexistência de formas (e não pensemos aqui nos unipessoais e nos impessoais), em razão da falta de registro ou de uso (por questão de eufonia), já não constitui por si só um outro tipo de irregularidade?

Obrigada.

Elsa Lima Portugal 27K

Qual é a palavra mais correcta: imunitário ou imunológico? E qual o significado e diferença entre cada uma?