A desinência modo-temporal do presente do subjuntivo, 1.ª conjugação, é: e. Nos esquemas que tenho, essa desinência não apresenta variante e nem a possibilidade de ausência de desinência. Mas o verbo estar no presente do subjuntivo assume a forma esteja. Nesse caso, a desinência modo-temporal é a? Essa não é a desinência da 2.ª e 3.ª conjugações?
Peço o favor de me esclarecerem sobre a aceitabilidade das seguintes estruturas:
«(...) Coisas que eles jamais viram, nem ouviram, nem sequer puderam imaginar...». Ou:
«(...) Coisas que eles jamais viram ou ouviram e que nem sequer puderam imaginar...»
Muito obrigado.
Qual o significado das palavras moji, jirau, pajeú, de origem indígena?
Tenho ouvido (e lido) referências a "vitimação" e "vitimização": "os inquéritos de vitimação demonstram que ..." e "dos estudos de vitimização realizados, os investigadores ...".
No dicionário Lello (ed. 1995) e no dicionário do sítio da Porto Editora (http://www.portoeditora.pt/dol/default.asp) os termos supra são desconhecidos.
Gostaria, por favor, de saber:
1 - São termos correctos? (neologismos? anglicismos?)
2 - Têm a mesma significação?
3 - Podem ser usados indistintamente (à semelhança de ouro/oiro e touro/toiro)?
Cumprimentos e obrigado.
Trabalho como tradutora em Madrid e estou traduzindo um contrato de português para espanhol e deparei-me com uma palavra que é "juslaboral" .
Necessitava da resposta a esta palavra pois não faço a mínima ideia do que quer dizer.
Abençoe ó Deus!
Todos que adentrarem esta casa.
Na frase acima, qual é o correto: esta, nessa, ou nesta?
A palavra obsessão é para mim a mais estranha da língua portuguesa. Diz-se obsessão mas diz-se obcecado e obsessivo. Porquê?
Gostaria de saber qual a origem da expressão «Ver Braga por um canudo».
Grata pela atenção.
Gostaria de saber se nas palavras Nobel e papel há ou não ditongo.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações