DÚVIDAS

Cabeçalho de procuração

Sou escrevente de cartório e gostaria de saber como devo dizer no texto da mesma.

Quando há mais de uma pessoa outorgando a procuração costumo colocar no cabeçalho "Procuração bastante que fazem: fulano de tal... e sua mulher, a favor de –". Ou pode ser "Procuração bastante que faz: fulano de tal ... e sua mulher, a favor de –". Como devo proceder? Sempre fico na dúvida se pode ser "fazem ou faz" e também se é "a favor de", ou "em favor de". Gostaria de agradecer a toda a equipe pela resposta a uma questão feita por mim anteriormente e que foi enviada com rapidez, estou muito grato. Sempre que surgir dúvidas estarei amolando vocês. Ha! Estou achando o maior barato contactar com vocês.

Resposta

São duas pessoas que fazem a procuração. Na frase, o sujeito é composto, plural: o verbo deve estar na pessoa correspondente, 3.ª pessoa do plural, no caso vertente. É "fazem" e não "faz" que deve escrever. Quanto à preposição em ou a, é indiferente o emprego de uma ou de outra.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa