Qual o padrão que segue o verbo «prover», etimologicamente derivado por prefixação de «ver» (do latim ‘providere’, donde «providência»): o padrão do verbo de base ou segundo o padrão regular da 2.ª conjugação?
A dúvida sugeriu ao escrever um texto no Word: a forma "proviu" (que seria de pretérito perfeito, pelo modelo de «viu») não foi aceite pelo dicionário Flip que tenho instalado no programa, propondo «proveu». Estranhamente, aceita «proveja». Por outro lado, o particípio passado será »provido».
Será que nalgumas formas segue «ver» e noutras segue o padrão da 2.ª conjugação?
“Refastelar” e “refestelar”: alguma destas palavras existe como verbo no português?
Gostaria de saber o que são: "dêitico","anafórica", "sintagma" e "enunciado gnômico".
No livro "Antologia Inédita – Contos de Oitocentos” (Fronteira do Caos Editores) surge uma palavra num conto de Ramalho Ortigão, “Uma Visita de Pêsames” (pág. 41), que não encontro em nenhum dicionário: «codornilho»: «Assinala-lhe a entrada um chapéu de seda de copa afunilada, com sua fivela de metal na frente e vistosa borla de codornilho azul a uma banda.» O que será codornilho?
Sou estudante de Sociologia e existem várias dúvidas quanto ao gentílico de Serpa. Crenças populares vão ao encontro de “serpentinos”; dicionários têm como conclusão “serpenses”. De facto, gostaria de saber qual a denominação correcta.
Ficarei muito grato se me puderem dizer qual o nome correcto para um tipo de rede de pesca de forma circular e com vários pesos de chumbo dispostos em toda a sua periferia.
Esta rede é lançada por um só pescador e ao ser recolhida forma um saco onde os peixes ficam retidos.
Em engenharia civil há quem utilize um destes termos para nomear o esforço que decorre do encontro de um elemento estrutural linear, por exemplo, um pilar, com um elemento laminar, como uma laje, por exemplo. Eu julgo que "punçoamento" é a forma correcta do termo, em português, e que "punçonamento" é actualmente usado devido a recorrer-se a obras em castelhano e francês, línguas que utilizam um termo análogo a este último. Gostaria que confirmasse esta minha opinião.
Qual a frase correta: «Nomearam meu pai chefe dos guardas» ou «Nomearam meu pai a chefe dos guardas»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações