"Acusada" por um colega de ter dito erradamente «de qualquer das maneiras» (do seu ponto de vista apenas será correcta a expressão «de qualquer maneira»), gostaria de uma opinião suficientemente avalizada sobre esta questão. Mais, sem ter de recorrer ao Ciberdúvidas, como se podem resolver (recorrendo a que instrumentos) este tipo de questões?
Agradeço que me indiquem qual a grafia correcta quando me refiro por exemplo à Paróquia de Cristo Rei da Portela, em Loures. Encontrei documentos em que o patrono da paróquia é escrito das duas maneiras e não sei qual é a correcta. Como vamos fazer uma edição nova de documentos que referem o nome da paróquia, queríamos utilizar a designação correcta...
Qual é a pronúncia correcta de lerdo?
Muito obrigada.
Aproveito a oportunidade para vos felicitar por estes dez anos de verdadeiro serviço público.
Existiu um canal no rio Tejo com o Alfanzira, e uma mata real também.
Situava-se na parte sul da freguesia de Mouriscas, Abrantes. Que significa esta palavra? A tradição oral não nos dá qualquer pista.
Gostaria de saber se a grafia da palavra pedogeomorfologia está correta.
Muito grato.
Como devo pronunciar o x da palavra míxena, como "cs", ou como "ch"?
Muito obrigado!
Qual a origem etimológica da palavra festinação (usada para descrever uma alteração específica da marcha, que consiste em após um bloqueio da marcha andar muito rapidamente com passos muito pequeninos e rápidos, que pode aparecer na doença de Parkinson, por exemplo)?
Quais as situações em que se emprega «face» e «em face»?
A dúvida refere-se à pronúncia do segundo o da palavra político, em politico-partidário. Deve ler-se aberto (ó) ou fechado (u)? O mesmo se aplica a outras expressões construídas da mesma forma?
Gostava que me dessem mais exemplos de palavras formadas por afixação, para o caso da derivação por prefixação (para além de anti-rugas, ou anti-roubo).
Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações