É frequente ouvir-se que o antónimo de seco é molhado, no entanto eu nunca vi um clima "molhado" ou "enxuto". Por isso eu indago se o correcto não será dizer que o antónimo de seco é húmido, e o de molhado, enxuto. Ou é totalmente indiferente e podem-se fazer antónimos através de palavras sinónimas? Será que é correcto e indiferente dizer «pano seco» ao invés de «pano enxuto»?
Agradecia que me esclarecem quanto a estas subtilezas aquáticas.
Como saber que um substantivo deriva de um adjetivo, e não o contrário?
Obrigado.
Estou a frequentar um complemento de formação e neste momento tenho um trabalho para realizar sobre comunitarismo, pelo que gostaria de saber a etimologia da palavra "comunitarismo".
Desde já agradeço a atenção dispensada.
Existe a palavra "abébia"? Em caso afirmativo, qual o(s) seu(s) significado(s)?
Grato.
Por que as palavras heterossexual e homossexual têm os dois ss? E queria saber o que significa hetero- e homo-.
Gostaria de saber o que significa «espondilite anquilosante». Sei que se trata de uma doença, mas não de que teor.
Muito obrigada.
Na frase «Favorável ao projeto, Carlos saiu apressadamente», qual a função sintática de «ao projeto»? É um complemento nominal?
Muitíssimo obrigado!
Primeiramente gostaria de dizer que o "site" de vocês é muito bom, consulto-o com muita frequência.
Qual das expressões a seguir está correta e por quê?
«Fulano de tal realizará "peritagem" no processo» e «Fulano de tal realizará "perícia" no processo».
Grato.
A palavra paraferneiro ou parafernelo, que tenta designar o carregador ou transportador da parafernália de terceiros especialmente, faz sentido? É usual no Brasil em textos que se propõem cultos (especialmente aqueles que fazem referências ferinas a políticos bajuladores dos poderosos de plantão — os carregadores de mala dos chefes), no entanto não consegui localizá-la nos nosssos dicionários.
Agradeço a atenção e parabéns pelo portal, pretendo ser mais um fiel freguês...
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações