Uma vez mais solicito esclarecimento (que desde já agradeço):
Estará correcto dizer-se «a entidade emissora do documento x...»?
Ou deverá escrever-se «a entidade emitente do documento x...»?
Ou emissor é sinónimo de emitente; e nesse caso poderá escrever-se de ambas as maneiras?
Consultado o Novo Dicionário Lello da Língua Portuguesa, fiquei com a ideia de que será relativamente indiferente usar uma ou outra palavra. Contudo, já me referiram que estará mais correcto emissor quando nos referimos à produção radiação («Emissora Nacional»; «emissor de energia»), utilizando-se emitente quando nos referimos à produção de documentos.
Qual é o diminutivo da palavra desenho usando o sufixo -inho?
Qual é a definição de acentuação? O que difere entre aquilo que é acentuação gráfica e acentuação tónica, gramaticalmente?
A palavra cotonete é um substantivo masculino, ou feminino?
No Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa surge como um substantivo masculino, mas no da Porto Editora está referida como um substantivo feminino.
Será que me podem esclarecer?
Obrigada pela ajuda.
Gostaria de saber se posso admitir o verbo erguer como transitivo direto e indireto no seguinte caso: «O homem ergueu as mãos à cabeça.» Já pesquisei em diversas fontes, e quase todos admitem o verbo apenas como transitivo direto: «Ergueu a espada» ou «Ergueu as mãos». Se houver a possibilidade, pediria que citassem a fonte de onde for retirada a resposta.
Obrigada.
Antes de iniciar a minha questão, gostaria de dizer que li atentamente todas as respostas anteriores relativas a este tema e, ainda assim, a dúvida persiste.
Nas gramáticas que tenho consultado aparece a palavra árvore como nome não animado. No entanto, em três testes de alunos do 5.º ano, numa série de palavras isoladas, o exemplo árvore foi considerado nome animado como sendo a opção correcta.
Sinceramente, ainda não entendi se árvore é um nome animado ou não animado. Vejo os alunos cheios de dúvidas quando vêem que na gramática diz que é não animado, mas quando escrevem isso no teste, a professora considera errado.
Precisava muito deste esclarecimento.
Muito obrigada pela vossa ajuda.
Como tema da minha Prova de Aptidão Profissional escolhi a Língua Gestual Portuguesa. Mas com o evoluir das minhas pesquisas apercebi-me de como há falta de informação sobre este tema, tanto a nível de livros (disponíveis nas bibliotecas municipais e livrarias) como também na própria Internet. A minha dúvida era se posso ter uma informação fiável e completa sobre este tema em alguma bibliografia.
Gostaria que me indicassem os graus aumentativos e diminutivos das palavras galinha, ovo e surpresa, de modo a esclarecer devidamente os meus alunos.
Muito obrigado.
Como se escreve: coeterno, ou co-eterno?
Muito obrigado e parabéns pelo vosso trabalho.
Embora o Dicionário de Gentílicos e Topónimos (Portal da Língua Portuguesa) só mencione belgradino e zagrebino para os naturais de Belgrado e Zagreb, gostaria de saber, caso belgradense e zagrebense estejam errados, a justificação para a escolha do primeiro e a reprovação do segundo sufixo.
Agradecimentos e cumprimentos.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações