Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Orlando Vedor Contabilista Almada, Portugal 2K

Como se deve pronunciar a palavra confecção? Com c mudo ou facultativo, ou não?

Betina Martins Professora Aveiro, Portugal 5K

A propósito de análise textual inferencial, diz-se «sentidos inferenciados», ou «inferidos»?

Ana Soares Estudante Figueira da Foz, Portugal 5K

O que significa «função metassemiótica»?

Alex Oliver Estudante Mogi Guaçu, Brasil 5K

Por favor, tenho uma dúvida e gostaria muito de entendê-la. Sei que Suíça é escrito com ç, mas gostaria de saber o porque ela é escrita assim, ou seja, baseada em que regra?

Obrigado.

Isabel Riacrdo Produtora de comerciais Toronto, Canadá 3K

A tradução correcta da frase «chip card accepted» é «cartão chip aceite»? Vi numa tradução aceite pelo cliente a forma «cartão de fatia aceitou», uma frase que por sinal me custa muito aceitar, por não me parecer fazer muito sentido. Estarei errada?

Obrigada.

Rui Silva Estudante Braga, Portugal 129K

Como se classificam morfologicamente as palavras se e mas?

Jorge Nalha Comerciante Entroncamento, Portugal 7K

Quanto ao seu processo de formação, como classifico a palavra marisco? É uma palavra derivada, ou composta?

Joaquim Pereira Bancário reformado Porto, Portugal 9K

Na tertúlia política de que participo, houve quem achasse correcta a expressão «primeira prioridade», pretendendo-se, com tal, designar uma primeira opção entre várias.

Argumentei que, ou se utilizava apenas prioridade («… é prioridade do governo isto ou aquilo…») ou se substituiria por expressões como: «… é primeira opção…», «é primeira escolha…», etc., porquanto penso que prioridade significa, por si só, «primeiro lugar», sendo absurdo dizer ou escrever «segunda prioridade».

Terei razão?

Antecipadamente grato pela atenção que me dispensarem.

 

José Pedro Soares Estudante do ensino secundário Maia, Portugal 5K

Gostaria de obter mais informação sobre as fórmulas de tratamento (ex.: uso da terceira pessoa do singular para demonstrar distanciamento, etc.).

Obrigado.

Miguel Craveiro Médico Guimarães, Portugal 45K

Qual é a origem e o significado da expressão «falar pelos cotovelos»? Obrigado.