Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
José Soares Reformado Porto, Portugal 10K

Quando me quero referir a pesquisa documental ou científica, por exemplo, devo utilizar o verbo minar, ou o verbo minerar? Julgo que o primeiro está demasiado conotado com actividade bélica.

Isabel Dias Professora Coimbra, Portugal 8K

Numa conversa de amigos, surgiu a dúvida acerca da (in)correcção da palavra "amiudamente" e do significado de "amiudadamente". Será que este último termo apenas significa «frequentemente», ou pode ter alguma ligação com miúdo e significar também «pormenorizadamente»?

Elsa Cortez Professora de Canto Torres Vedras, Portugal 16K

Gostaria de saber quais as diferenças genéricas na pronúncia de um texto de uma cantiga de amigo para o português moderno. A cantiga em questão apareceu-me musicada pelo compositor Frederico de Freitas e chama-se Ay Deus val. Se a resposta for muito extensa e, consequentemente, difícil de obter aqui, a quem ou a que entidade me poderei dirigir para receber esta informação? Já tenho cantado muitas obras desta época e verifico que a pronúncia é feita de mil e uma maneiras diferentes de acordo com a vontade do director artístico do projecto, mas não segundo regras ou fundamentos válidos.

Grata pela atenção.

Iolanda Soares Lima Professora Brasília, Brasil 86K

Como podemos distinguir a conjunção causal da explicativa? Quais as diferenças? Existem regras?

Simone Rocha Jornalista freelancer Porto, Portugal 5K

Encontro-me, de momento, a fazer a revisão de um livro sobre Angola, no qual me deparei, em vários momentos, com as palavras "tipóia" e "tipóeiro". Gostaria de saber se ambas têm acento, já que as fontes que consultei não são claras em relação a este assunto.

Parabéns pelo vosso trabalho. Grata pela atenção.

Nuno Valverde Engenheiro Lisboa, Portugal 26K

Gostaria que me indicassem se os nomes de elementos químicos, usualmente designados em maiúsculas quando na sua forma contraída (H, C, Al, etc.) se escrevem por extenso com maiúscula, ou minúscula. «Hidrogénio, Carbono, Alumínio», ou «hidrogénio, carbono, alumínio»?

Obrigado.

Helena Rodrigues professora Coimbra, Portugal 7K

Sempre escrevi "carmin", para referir a cor da solução alcoólica de fenolftaleína, em meio alcalino. Hoje só encontro a palavra "carmim". Estive a cometer algum erro sistemático?

Grata pela atenção.

João Claro Advogado Porto, Portugal 12K

Pode utilizar-se a palavra "tranche" no contexto, p. e., de «pago em duas tranches de igual valor»? É masculino ou feminino?

Obrigado.

Manuel Santos Silva Empregado de escritório Lisboa, Portugal 33K

Queria aproveitar a ocasião para agradecer esta página e o trabalho que têm tido, e que já desde há alguns anos acompanho.

Procurei e não encontrei resposta à seguinte dúvida: nas receitas é comum o uso da expressão «tacho ou panela», por exemplo «ponha água a ferver num tacho ou panela». Não são sinónimos perfeitos? Há alguma razão que justifique a preferência de um ou outro termo? É verdade que cada um é usado em regiões diferentes do país (Portugal, neste caso)?

Agradecido antecipadamente.

Adriano Roberto Ferreira Relações-públicas Sertãozinho, São Paulo, Brasil 6K

Gostaria de saber quais registros há em Portugal do verbo "coisar". Aqui pelas bandas dos lusofalantes americanos, o verbo está começando a crescer. Em geral usa-se por esquecimento ou quando o interlocutor já sabe do que se fala. Me disseram que na terra de Cabral tem um significado sexual. Tal informação procede?

Obrigado.