DÚVIDAS

A colocação dos dois-pontos (:) em frases seguidas
Vejamos os seguintes exemplos: Exemplo 1: «As principais contas integrantes desta classe são: a. Vendas: São de considerar nesta conta as vendas representadas pela facturação emitida pela empresa sobre terceiros.» Exemplo 2: «Assim, as principais rubricas integrantes desta conta são: a. Terrenos e recursos naturais – como terrenos em bruto, terrenos com arranjos, terrenos com edifícios e subsolo como: – terrenos para construção; – propriedades rústicas e pedreiras;» A minha dúvida surge na colocação dos dois-pontos em frases seguidas. É possível?
Sobre o pretérito perfeito composto do indicativo
em vez do mais-que-perfeito do conjuntivo
Gostaria de saber se a primeira das seguintes frases (que se ouve com pouca, mas alguma, frequência) está correcta e, em caso afirmativo, se tem o mesmo significado que a segunda. Caso esteja correcta e não tenha o mesmo significado, existe alguma diferença? 1 – «Se tenho ido lá, nada disto teria acontecido.» 2 – «Se tivesse ido lá, nada disto teria acontecido.» Muito obrigado.
Audição, audiência, auditoria
Vi dois tópicos no Ciberdúvidas sobre este assunto e nenhum me esclareceu no que preciso. Será correcto falar de «audição pública» e de «audiência privada»? E por isso se usa «audição parlamentar» mas «audiência com o primeiro-ministro»? Terá que ver com a relação entre audição e auditoria, como estabelecida neste tópico? É que pressinto o conceito de auditoria em «audição parlamentar», mas não (necessariamente) em «audiência com o primeiro-ministro»... Obrigado.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa