O morfema é a unidade mínima gramatical portadora de significado numa língua. Relativamente à natureza de significação, os morfemas classificam-se em morfemas lexicais e morfemas gramaticais. Os morfemas lexicais são unidades lexicais com significação externa, com conteúdo e forma, uma vez que se referem a factos do mundo extralinguístico, ao que distinguimos na realidade objectiva ou subjectiva. Ex.: Almada, laranja, saudade, etc. Os morfemas gramaticais têm significação interna, pois derivam das relações e categorias existentes na língua. São unidades independentes como, por exemplo, o (artigo definido), de (preposição), ou dependentes como -a (em casa), -s (em casas), entre outras.
Alguns linguistas como B. Pottier (Estruturas Linguísticas do Português, 1975) distinguem os primeiros dos segundos reconhecendo que os morfemas lexicais pertencem a uma categoria com um grande número de variáveis uma vez que constituem uma classe aberta, enquanto os gramaticais pertencem a uma classe fechada, com um número restrito de variáveis. Pottier denomina os morfemas lexicais de lexemas ou semantemas, enquanto os morfemas gramaticais são chamados de gramemas ou formantes, usando o termo lexema como oposto a gramema. Ao morfema lexical, a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, dá o nome de radical, ao qual se agregam os morfemas gramaticais que podem ser desinências ou morfemas flexionais, afixos ou morfemas derivacionais, ou vogais temáticas.
Penso que, na sua pergunta, quando fala em categorias, quer referir-se a categorias gramaticais das palavras. Assim, se estivermos a falar de um morfema gramatical desinência (ou seja, morfema flexional), não ocorre mudança de categoria. Por exemplo, a desinência que expressa a 1.ª pessoa do plural de um verbo como falar (> falamos) ou a desinência que denota o plural casa (> casas). No entanto, se estivermos a falar de um morfema gramatical afixo (ou morfema derivacional), vai ocorrer a alteração de categoria gramatical do radical a que se juntam os sufixos: vento substantivo masculino > ventoso adjectivo; novo adjectivo > novamente advérbio.