«Não há bela sem senão»
Qual é o significado do provérbio «não há bela sem senão»?
O plural de adeus
Gostaria de saber se a palavra "adeuses" existe, formando-se através do plural do nome adeus, i. e., «as despedidas» → «os adeuses».
A palavra felicidade
A palavra felicidade (lat. felicitas) deve considerar-se como uma base lexical, e não uma palavra derivada sufixal de feliz (do lat. felix)?
«Pode ser que...» e «possa ser que...»
Tenho uma colega de trabalho que diz muito no começo de frases "Possa ser ele venha, possa ser que tenha...".
O certo é «possa ser» ou «pode ser»?
Sobre o símbolo de hora (h)
Posso ou não escrever, num título, todo em maíúsculas para realce, o h de horas em maiúscula?
Exemplo: «A PROVA TERMINA ÀS 11H» (início de exame, no quadro)? Disseram-me que, mesmo estando o aviso todo em maiúsculas, o h tem de ser minúsculo, por causa de uma norma conhecida em determinado sector da ciência.
Obrigado.
O feminino de esquilo
Um dia desses, eu estava assistindo a um filme e ouvi a palavra "esquila" para se referir ao feminino de esquilo, mas eu acredito que este não seja o feminino de esquilo, recorri ao dicionário, mas não encontrei. Eu acho que é um substantivo epiceno. Por favor, responda-me, qual é o feminino de esquilo?
Desde já agradeço...
O diminutivo de golfinho
Qual é o diminutivo de golfinho?
Preposição + cujo
Enquanto lia um artigo no jornal Expresso surgiu-me uma dúvida que ainda não consegui esclarecer, referente à retoma do pronome cujo, nem sempre apropriada em todas as ocasiões. Destarte, proponho a seguinte frase: «É uma forma de assinalar os 20 anos de carreira literária através de uma panorâmica dos livros já escritos pelo autor de “A Máquina de fazer espanhóis”, para cuja nova edição Caetano Veloso escreveu um prefácio.».
Obrigado.
A origem da expressão «Uma coisa é uma coisa…»
Qual a origem da expressão «uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa»? Obrigado.
Capitães
"Gostaria de saber qual o plural de capitão.
Obrigado.
