O plural de mestre-sala e de porta-bandeira
Qual o plural de "mestre sala" e "porta bandeira"?
A diferença entre tacho e panela
Queria aproveitar a ocasião para agradecer esta página e o trabalho que têm tido, e que já desde há alguns anos acompanho.
Procurei e não encontrei resposta à seguinte dúvida: nas receitas é comum o uso da expressão «tacho ou panela», por exemplo «ponha água a ferver num tacho ou panela». Não são sinónimos perfeitos? Há alguma razão que justifique a preferência de um ou outro termo? É verdade que cada um é usado em regiões diferentes do país (Portugal, neste caso)?
Agradecido antecipadamente.
«24 horas» e «0 horas»
Qual é o correto dizer?«Aberto até às 24 horas», ou «aberto até às 0 horas» (estabelecimento comercial)?
Acerca das palavras escravo e servo
As palavras escravo e servo são sinônimas em quais sentidos ou acepções e em quais são apenas semelhantes ou mesmo diferentes? Faço-vos este questionamento pois os dicionários nem sempre me parecem claros quanto a estas igualdades e diferenças de sentido.
Quanto ao servo da gleba medieval, era, ou não, escravo, tinha, ou não, liberdade?
Muito obrigado.
Deícticos pessoais
Pelo que tenho consultado, a deixis pessoal inclui (entre outros) os pronomes pessoais de primeira e segunda pessoas, pois são marcas que identificam o sujeito da enunciação e o(s) interlocutor(es), deixando de fora a terceira pessoa, visto ser considerada uma "não-pessoa". No entanto, em alguns casos ficam-me algumas (ou muitas) dúvidas.
Por exemplo, imaginemos uma conversa em que participam três pessoas e uma delas diz: «— Amanhã, eu, tu e ela vamos ao cinema.» Não será o pronome ela também um deíctico pessoal (tal como eu e tu), já que faz parte de um sujeito composto (equivalente a nós) e, para além disso, aponta para alguém que também participa no acto de fala?
Ou ainda outra situação hipotética: perante a questão «— Quem é a Joana?», o interlocutor responde «— É ela» (acompanhando a resposta com um movimento de cabeça ou apontando...). Nesta situação, o pronome pessoal ela não será um deíctico com um valor demonstrativo?
Agradeço a atenção.
Tenção e tensão
Uma vez que uma das definições de tensão no dicionário é «estado de preparação para a acção», esta palavra pode ser usada como sinónimo da palavra tenção (de “intenção”) ou não? Qual é a origem de ambas?
Mulato/cabrito/cafuzo
Segundo alguns a origem da palavra mulato é perjurativa:
Mulato = filho da mula (negra, escrava).
Cabrito = filho da cabra (mulata).
Cafuzo = filho de negro e mulato??
Isto é demasiado perjurativo para ser verdade.
Agradeço uma definição mais científica.
Muito obrigado.
Definição de prosódia como ramo da linguística
Gostaria que fosse esclarecido, por favor, no que concerne à Prosódia que é um ramo da linguística.
O que é a Prosódia? Como se identifica? Que variantes ou modos existem?
Gostaria, igualmente, que me enviassem alguns exemplos práticos relativamente à Prosódia.
A diferença entre resenha crítica e análise crítica
Se uma resenha tem limites de parágrafos, como pode uma análise crítica ser elaborada com o mesmo método tendo a estrutura de um TCC (trabalho científico)?
Socorro, estou com uma dúvida enorme: afinal, qual a diferença entre resenha crítica e análise crítica?
Agradeço a gentileza.
O uso da locução «a exemplo de»
Na frase, a expressão «a exemplo de» está usada corretamente?
«Espaço dedicado a informações da sua escola, a exemplo de mensagem do(a) diretor(a), proposta pedagógica, história, hinos, fotos.»
