Digitalizar (ou, como prefere o dicionário brasileiro Aurélio: digitar) tem origem latina, tal como o verbo inglês "digitize". É termo da informática que poucos dicionários registam. Alguns indivíduos confundem-no com dactilografar: escrever à máquina, escrever no computador ou teclar, no sentido de bater nas teclas do computador (por analogia com as teclas do piano).
Digitalizar ou digitar, em informática, abrange muitas aplicações. Em traços gerais, se não estou em erro, significa operar sobre informação representada sob a forma de dígitos. Por exemplo, «copiar» (sem dactilografia) o conteúdo de uma folha de papel para um computador. O aparelho que realiza esta operação chama-se digitalizador (em inglês, "scanner").
Na sede de Ciberdúvidas, temos um aparelho que nos permite passar textos do papel para o computador. Quando a qualidade da impressão do texto não é grande, todavia, o digitalizador origina tantas "gralhas" como se a cópia fosse feita por dactilógrafo sem prática. E algumas, infelizmente, só as descobrimos quando já estão em linha.