O termo fiscalista
É muito comum referir-se a um perito em fiscalidade como sendo um "fiscalista". Ora, eu não encontro em dicionário algum a palavra “fiscalista”. Será que não existe ou é um "aportuguesamento" de outra língua? Antecipadamente grato,
Os gentílicos da antiga região da Magnésia e da ilha de Samotrácia (Grécia)
Quais são os gentílicos da antiga região grega da Magnésia e da ilha grega de Samotrácia?Muito obrigado.
Ansioso
Ontem, deparei-me, por duas vezes, em legendas do Biography Channel (acerca do apresentador norte-americano Tony Danza) com "ancioso" (da responsabilidade da empresa Pimpampum). Poderá Ciberdúvidas fazer chegar a ela a minha, nossa, estupefacção da "qualidade" do pessoal técnico encarregado daquele serviço?
Fundilho e fundura
Fundilhar é um verbo da família de fundura (nome)?
Obrigado.
«Fazer mais mal a alguém» vs. «Fazer pior a alguém»
1. «[...] é das coisas que faz[em] mais mal à cabeça.».
2 . «[...] é das coisas que faz[em] pior à cabeça.»
A frase n.º 1 foi dita num programa de televisão, por uma pessoa a quem se reconhece, nacional e internacionalmente, grande mérito no uso da língua portuguesa (escritor, argumentista). Soou-me mal, mas, tendo em conta o nível linguístico da pessoa, fiquei com dúvidas.
Obrigada, desde já, pelo esclarecimento.
«Oferecer/entregar uma xícara de café»
Estou com uma dúvida em uma questão, onde diz «Bentinho, personagem do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, desconfiado do adultério de Capitu, resolve oferecer uma xícara de café com veneno ao filho Ezequiel, mas recua no momento em que a criança abre a boca para tomar a bebida», e a outra questão igual diz que «entrega uma xícara de café» e o resto segue igual também.
Bem, agora segue a pergunta, acredito que as questões sejam iguais, já que creio que entregar e oferecer sejam sinônimos, e o que importa é que no final das contas o menino estava com a xícara na mão.
Estou correta? Pode me explicar isso da melhor forma gramatical possível, para eu fundamentar na gramática a minha questão?
Obrigada.
O pretérito perfeito no discurso indireto
Porque é que nesta frase o discurso indireto é feito desta forma?
«... a gente começou a conversar sobre a festa e ele disse-me que quando me ouviu a falar ... »
Porque «ouviu», e não «ouvira»? Ou «quando te tinha ouvido a falar»?
Esta frase causou muita confusão aos alunos, e eu também fiquei um pouco confuso. As regras são claras, mas aqui fugiu um pouco às regras.
Muito obrigado
O País de Gales
A expressão «... País de Gales...» está correcta ou errada? Pode-se escrever sem o artigo neste caso específico?
«Não estou a ver a Inglaterra a jogar contra País de Gales sem sofrer.»
Obrigado
Paroníquia, oniquia, anoniquia
Paroníquia, oniquia, anoniquia?
«Dar vivas ao pato-bravo»
Qual a origem da «Dar vivas ao pato-bravo» (Trás-os-Montes)?
