Interoperatividade
Gostaria de saber qual será a forma correcta de traduzir o termo inglês "Interoperability".
Trata-se de um termo cada vez mais usado na indústria de televisão e computadores e que os franceses resolveram como "interoperativité".
Em Espanha já vi publicado "interoperatividad", "interoperabilidad" e "interoperatibilidad".
Agradecia a vossa ajuda.
“Há livros na biblioteca”
Gostaria de saber qual a função sintáctica de «livros» na frase «há livros na biblioteca». Surgiu a dúvida: dizem-me que «livros» é sujeito. Mas em Francês, na expressão equivalente «Il y a», considera-se «il» sujeito «irréel» e «livros» complemento directo. Parece-me mais lógico. Muito obrigada.
Fogueira
Fogueira é substantivo aumentativo ou normal?
Frase com estrutura de coordenação assindética
Numa acção de formação que frequentei há dias, o formador afirmou que a frase «O João come muito, contudo não engorda» não seria possível de dividir em orações, uma vez que se tratava de uma frase complexa composta por duas frases simples, situação que muito estranho. Pergunto se não estamos perante uma situação de coordenação assindética, uma vez que o advérbio conectivo contudo pode ser colocado no final da frase ou até omitido, assim como o advérbio de negação não também pode ser suprimido, resultando em: «O João come muito, [não] engorda [contudo]».
Logografia e legografia
Deve-se falar em «estratégias logográficas» ou «legográficas» quando nos referimos a leituras globais de palavras assentes na forma das palavras?
A literatura relativa a métodos de ensino da leitura usa "legográfico". A pesquisa que fiz remete-me sempre para a palavra "logográfico".
Obrigada.
Azoto /azôto/
Como estudante de química, gostaria de expor uma questão que frequentemente se nos coloca: azoto, deve pronunciar-se com "o" aberto ("azóto"), ou não ("azôto")?
Comandante-chefe
É correcto dizer "comandante-em-chefe", como vejo, algumas vezes, no noticiário internacional?
Estudo dirigido
O que é estudo dirigido?
Como produzir um estudo dirigido?
Cal
Gostaria de saber qual a origem do meu apelido.
O verbo adregar
Estou a escrever um livro. Numa das passagens do livro, escrevi «Já aqui referimos o patético nome de Leopoldino de Saavedra, mas, como se fosse insuficiente, eis que nos adrega o nome de Eustáquio da Purificação.» E a minha dúvida reside aqui: seria mais correcto — ou simplesmente correcto — escrever «... eis que se nos adrega...»?
Obrigado.
