Como se escreve «in extremis» e o que quer dizer?
Encontrei a expressão latina volens, nolens no livro Cortar o Mal pela Raiz! e não consigo encontrar o seu verdadeiro significado. Podem me ajudar?
Alguém sabe o significado e a origem da expressao «forte pra chuchu»? Pode pertencer só ao português brasileiro. Agradeço a resposta para quem souber.
"Acusada" por um colega de ter dito erradamente «de qualquer das maneiras» (do seu ponto de vista apenas será correcta a expressão «de qualquer maneira»), gostaria de uma opinião suficientemente avalizada sobre esta questão. Mais, sem ter de recorrer ao Ciberdúvidas, como se podem resolver (recorrendo a que instrumentos) este tipo de questões?
Quais as situações em que se emprega «face» e «em face»?
Deparei acidentalmente com a vossa resposta de 13/9/06 a Rogério Batalha sobre a expressão «ao calhas», tendo ficado surpreendida por aparentemente (o s foi colocado entre parênteses) ser aceite como certa e figurar, pelo menos, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa. Ora, aprendi que a expressão correcta é «ao calha» ou «ao calhar», sendo a variante «ao calhas» do mesmo tipo da «prontos», que actualmente ouvimos em vez de «pronto».
Desde quando «ao calhas» é admissível, se não mesmo correcto, dizer-se?
Os meus agradecimentos antecipados.
Quando é que se pode usar a expressão «dá pelo nome»?
A pergunta tem razão de ser porque aparece frequentemente escrita ou dita em casos que me suscitam dúvidas, como por exemplo dizer «o edifício "dá pelo nome" de Império», quando é certo que se eu o chamar por esse ou outro nome ele nunca me vai responder. Não dá mesmo pelo nome.
Quando a expressão «por sinal» é usada, o que exatamente ela quer dizer?
Exemplo: «Por sinal este produto custará um real.»
Gostaria de saber o que é um fluxo de memória numa obra.
Qual é a origem das expressões «rir a bandeiras despregadas» e «partir o coco a rir»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações