Na Gramática da Língua Portuguesa de Maria Helena Mira Mateus et alii aparecem as seguintes construções:
1. «Por serem expressões referencialmente autónomas, os pronomes pessoais parecem formar por si sós o SD» (p. 351).
2. «Tradicionalmente designam-se como "pronomes' este tipo de palavras, dado que são expressões referenciais, constituíndo por si sós aquilo que temos vindo a designar SD.» (p. 353)
Tenho dúvidas em ambos os casos da correcção da expressão «por si sós». Será antes «por si só» sendo só uma palavra invariável? Não será o uso mais adverbial do que adjectival e daí a invariabilidade de só?
Obrigada.
De onde vem a expressão «fazer das tripas coração»?
Obrigada.
A expressão «hoje em dia» é correta ou errada? Já ouvi algumas pessoas dizendo que ela é redundante.
Obrigado.
Gostaria de saber o significado do provérbio:
«Quem foi rei nunca perde a majestade.»
Agradeço a atenção.
Em que situação poderemos usar a expressão «foro íntimo»? E seu significado?
Desde já, obrigado.
Como classificamos as palavras quanto e relativamente numa acta? Por exemplo, ao dizer «quanto ao ponto um da...» ou «relativamente ao ponto um ...», como as podemos classificar?
Obrigado.
Qual a origem da expressão «cinco réis de mel coado»?
Tenho dúvidas na seguinte frase:
«É necessário aumentar ao máximo as receitas e reduzir ao máximo os custos.»
Está correcto? Consigo compreender melhor a expressão «aumentar ao máximo» (embora tenha dúvidas se é a maneira correcta de escrever), mas diz-se «reduzir ao máximo», ou «reduzir ao mínimo»?
Obrigado.
«Modéstia à parte...»
Está correcto? Se não, como deve ser?
Grato.
Qual o significado, e origem, de «falar à mão»? É hoje usado no sentido de perturbar o adversário durante um jogo, falando quando ele se concentra ou tenta jogar. Mas há uns versos erótico-satíricos do séc. XVII onde o significado parece diferente. Podem ajudar?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações