Diz-se ter uma «cara seráfica», ou «cara ceráfica»?
Na frase «Penso que o vício dos livros veio no meu código genético», a palavra genético corresponde a que função sintática?
Em que grau se encontra o adjetivo gigantesco?
Como se denominam os habitantes de Pragança?
(A aldeia de Pragança faz parte do concelho de Cadaval e não é a cidade de Bragança)
Quais as regras a seguir para alcançar o gentílico?
Na frase «O segundo rei de Portugal foi D. Sancho I [primeiro]», segundo é um adjetivo numeral. E em «D. Sancho I [primeiro]»? Neste caso, primeiro é qualificativo, ou numeral?
Desde já agradeço a vossa disponibilidade. Gostaria de saber o grau em que se encontra a palavra hipersensível. Podemos considerá-lo um superlativo absoluto sintético?
Em português, devemos usar arromeno, ou aromeno, ou arumânico, ou arrumânico, ou arrumano, ou outro termo, ao fazermos referência a um idioma novilatino, com estreito parentesco com o romeno, atualmente com mais de trezentos mil falantes, dipersos pela Romênia e por países balcânicos, tais como Grécia, Sérvia, Albânia etc.?
Parece ser também um etnônimo ou gentílico, neste último caso, então, deve funcionar como substantivo e adjetivo, suponho.
Por favor, o veredito infalível, o do Ciberdúvidas, é óbvio.
Divisão silábica de arrojado.
Gostaria de saber se maravilhoso (na expressão «o meu clube maravilhoso...») é adjetivo relacional ou qualitativo.
Em «D. João II» (segundo), segundo é um adjetivo numeral, ou qualificativo?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações