Usamos os adjectivos diurno "vs" nocturno; matinal "vs" nocturnal. A pergunta é a seguinte: no caso de matutino teríamos alguma palavra que designasse a noite e que fosse seu antónimo?
"Recorrer da sentença" e "Febre recurrente".
Penso que estes exemplos ilustram a dúvida que tenho sempre que preciso de empregar esta(s) palavra(s). Será que se escreve sempre da mesma forma.
Obrigado.
Eu gostaria de saber qual o superlativo sintético do simpático. «Simpatiquíssimo» ou «simpaticíssimo»?
É correcto formar o superlativo de "pequeno" como "mais pequeno", em detrimento de menor? Se for, porque não usar "mais grande" em lugar de "maior", pelo menos por consistência?
Aceita-se a utilização da forma de agradecimento "obrigado" no feminino - "obrigada"? Se sim, porque não também "obrigados" ou "obrigadas"?
O meu velho pai tem a mania de ao pronunciar a palavra foleiro dizer "fóleiro" porque tem a certeza que foleiro vem de fole (gaita de foles p. exemplo).
Está correcto?
Vejo por vezes surgir em vários documentos uma secção denominada de «Definições, Abreviaturas e Assíncronos» ou qualquer texto semelhante.
Mas ao pesquisar a definição de assíncronos não me parece que tenha qualquer coisa que ver com o propósito destas secções.
O que encontrei foi:
«assíncrono
– que não é síncrono;
– designativo dos motores de corrente alternada, cuja velocidade depende da potência que deles se exige.»
Pode realmente ser usada num contexto de definições e abreviaturas ou não?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações