Asssertivo, assertiva, etc.
Gostaria que me dessem um significado da palavra assertivo. Se possível exemplos em vários contextos.
Obrigada e continuação de bom trabalho.
Forreta
Tenho ouvido ultimamente a palavra "furreta". Gostaria de saber qual é a sua origem e o seu significado. Muito obrigado.
Eficacíssimo
Sou estudante de Direito no Porto, e gostaria, por favor, de ver uma dúvida, que já muita (e hilariante) controvérsia gerou, sanada: Como se forma o superlativo absoluto sintético do adjectivo "eficaz"?
Saníssimo e comuníssimo
Gostaria de saber como se formam os superlativos absolutos sintéticos destes dois adjectivos: são e comum.
Obrigada.
Longo e comprido
Gostaria de saber se existe alguma regra que determine a utilização dos adjetivos longo ou comprido, visto que para algumas coisas usamos longo e para outras comprido; no entanto, percebo que para casos menos comuns não sei determinar qual dos dois seria mais adequado, ou mesmo se ambos poderiam ser utilizados. Muito obrigada.
Antiquíssimo
Ouvi a expressão antiquérrimo e gostaria de saber se tal expressão realmente é correcta. Outra dica que gostaria de receber é sobre os adjectivos superlativos: quando é que acrescento o sufixo -érrimo e o sufixo -íssimo? Muito obrigada!
Vivendas geminadas
A minha dúvida é esta: Escreve-se "vivendas geminadas" ou "vivendas germinadas"? Embora me pareça que o correcto seja "geminadas" continuo a ler "germinadas" em vários anúncios de Imobiliárias em "sites" e jornais. Obrigado.
Superlativo absoluto de “económico”
Qual é o superlativo absoluto de "económico"? Muito obrigada.
Raríssimo
Qual é o superlativo de raro?
Raríssimo está correto? Se não, qual é o correto?
Plural de extra
Em primeiro lugar eu gostaria que, por gentileza, esta pergunta fosse respondida por um português.
Gostaria de saber se no contexto, "Contacte o seu concessionário se precisar de manuais extra", o extra fica realmente no singular.
Meu manual de estilo, que é brasileiro, diz que extra adimite plural e dá como exemplo horas extras, serviços extras, edições extras. Não vejo razão para que o adjetivo não concorde em número com o substantivo no exemplo acima, entretanto, os dois portugueses com quem trabalho dizem que o correto é no singular. Sintaticamente não me parece correto. Poderia explicar por favor?
