Mimalho e mimado
Surgiu recentemente uma dúvida, no meu local de trabalho, referente à utilização das palavras "mimado" e "mimalho". Parte apoia a tese da "negatividade" da palavra mimado, ao passo que defende que uma pessoa ou animal que gosta de mimos é mimalho. Outra parte defende que mimalho é alguém/algo negativo, e que mimado é o adjectivo para caracterizar pessoas ou animais que gostam de mimo. Qual é então a interpretação correcta destes dois termos, e caso não seja nenhuma das aqui expostas, qual serão então as interpretações mais correctas? Muito obrigado.
O significado de prístino
Li um texto em que se usou a expressão «local prístino» («Sebastião Salgado fotografa paisagens em áreas prístinas dos quatro cantos do mundo»), para indicar lugar remoto ou intocado. Em espanhol prístino tem (parece-me) esse sentido, mas os dicionários de português que consultei (Aurélio e Houaiss) só registram a acepção «antigo, prisco». Pode-se, afinal, dizer-se «fotografei animais nos locais mais prístinos»?
Inspirador(a)
Sei que dizer, por exemplo, que uma certa forma de executar uma música foi "inspiradora" é a forma mais correcta. Mas poder-se-á dizer que foi "inspirante"?
Escolástico e bombástico
Escolástica pode ou não ser considerada uma palavra primitiva?
Que significa o sufixo ástico? Ex.: bombástico.
Asssertivo, assertiva, etc.
Gostaria que me dessem um significado da palavra assertivo. Se possível exemplos em vários contextos.
Obrigada e continuação de bom trabalho.
Forreta
Tenho ouvido ultimamente a palavra "furreta". Gostaria de saber qual é a sua origem e o seu significado. Muito obrigado.
Eficacíssimo
Sou estudante de Direito no Porto, e gostaria, por favor, de ver uma dúvida, que já muita (e hilariante) controvérsia gerou, sanada: Como se forma o superlativo absoluto sintético do adjectivo "eficaz"?
Saníssimo e comuníssimo
Gostaria de saber como se formam os superlativos absolutos sintéticos destes dois adjectivos: são e comum.
Obrigada.
Longo e comprido
Gostaria de saber se existe alguma regra que determine a utilização dos adjetivos longo ou comprido, visto que para algumas coisas usamos longo e para outras comprido; no entanto, percebo que para casos menos comuns não sei determinar qual dos dois seria mais adequado, ou mesmo se ambos poderiam ser utilizados. Muito obrigada.
Antiquíssimo
Ouvi a expressão antiquérrimo e gostaria de saber se tal expressão realmente é correcta. Outra dica que gostaria de receber é sobre os adjectivos superlativos: quando é que acrescento o sufixo -érrimo e o sufixo -íssimo? Muito obrigada!
