Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Classe de palavras: adjectivo
Patrícia Fernandes Decoradora Porto, Portugal 4K

Qual a definição mais correcta para os termos bidimensional e tridimensional?

Anabela Ribeiro Estudante Alverca, Portugal 4K

Num site sobre cinema, encontrei a palavra balética no seguinte contexto: «Apesar da abordagem quase balética às cenas de artes marciais coreografadas (...).» Procurei o significado em diversos dicionários, mas não o consegui encontrar. Gostaria que me ajudassem.

Agradeço a atenção.

Sandra Rodrigues Estudante Valença, Portugal 3K

Qual é o grau superlativo absoluto sintético do adjectivo comilão?

Dalila Nunes Estudante São Luís, Brasil 10K

Senti dúvidas em classificar a palavra: atenuado, quanto a derivação, se é parassíntese ou sufixal e prefixal. Gostaria de tirar tal dúvida.

José M. Órfão Portugal 5K

Tenho ouvido frequentemente o uso do adjectivo verbal carenciados, sem verbo. Porque não carecidos, do verbo carecer? Além deste, há sempre a possibilidade de usar carecedor ou carecente, termos racionais. Carenciado é que não!

Paulo Sá Portugal 6K

O termo protetivo foi encontrado na seguinte obra: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Área de Saúde do Adolescente e do Jovem. Cadernos juventude, saúde e desenvolvimento, v.1. Brasília, DF, Agosto, 1999. 303 p. (http://www.adolec.br).

Pelo contexto, suponho que possa significar «adaptativo», «integrativo», uma vez que a «protecção» conduz a tal. Gostaria de saber a vossa opinião, já que o termo não consta do dicionário da língua portuguesa.

João Silva Reformado (bancário) Figueira da Foz, Portugal 4K

Qual é o antónimo de castiço?

Patrícia Madeira Professora de Inglês S. João da Madeira, Portugal 5K

Antes de mais, as minhas felicitações pelo trabalho magnífico que colocam à disposição de todos.

Sempre utilizei o adjectivo bizarro no sentido de estranho, fora do vulgar. No entanto, recentemente disseram-me que essa era a denotação anglo-saxónica da palavra, e não a portuguesa, que estaria ligada à ideia de nobreza ou arrogância. Consultei alguns dicionários e encontrei isso mesmo. Nenhuma referência ao conceito de invulgaridade.

Após consulta no Ciberdúvidas, constatei que os senhores utilizaram já o termo no sentido que indiquei anteriormente (confesso que a própria musicalidade da palavra me atrai e ligo-a instantaneamente à obscuridade e ao oculto). Qual é a vossa posição?

Tiago Marques Músico Sobreda, Portugal 20K

Antes de mais, parabéns pelo vosso trabalho. Consulto o vosso sítio com uma certa frequência e fico sempre satisfeito com as respostas.

Gostaria de saber qual é o superlativo absoluto sintético de capaz. Já ouvi "capacíssimo", "capabilíssimo e até "capacérrimo". Eu escolheria a primeira, mas não tenho a certeza.

José Santos Economista Lisboa, Portugal 8K

Qual a origem da palavra expectável?