DÚVIDAS

Subscrita
Subscrita pode estar no presente do indicativo ou no imperativo afirmativo ou negativo. «Subscrita a petição pelo advogado, tornem os autos conclusos.» A interpretação pode ser: a) que já foi subscrita a petição pelo advogado...? b) que não foi subscrita a petição pelo advogado...? O tempo do verbo, no caso, qual é? Ou trata-se de adjetivo («petição subscrita»)? Subscrita é homógrafa e homófona. Daí a dificuldade de interpretação. Está correto?
A regência do verbo almejar
«Escrever romance é muito chato», disse a imortal Rachel de Queiroz, e ela deve estar certa. Mas se um aprendiz das letras diz que «almeja a uma carreira literária», ele está certo, mesmo sendo uma coisa muito chata, ou deve desistir de imediato? A gramática diz que, quando transitivo, almejar é direto ou indireto. Quando indireto, geralmente rege a preposição por, mas em alguns casos, como em «almeja a uma carreira literária», exemplo que colhi num site, seria correto o verbo almejar a preposição a? «Almejo uma resposta.» «Almejo pela resposta.»
com valor temporal
Na frase «ela trabalhava há muito tempo naquela fábrica», gostava que me explicassem se é possível considerar, de alguma maneira, esta frase enquanto frase complexa. Porque no meu entender, embora haja dois verbos conjugados, o verbo haver pertence a um complemento circunstancial de tempo, não havendo qualquer processo de coordenação ou subordinação, podendo, portanto, apenas ser uma frase simples. Obrigada.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa