DÚVIDAS

O plural de decreto-lei, de novo
Assisti a um programa Cuidado com a Língua em que se esclarecia que, em palavras compostas, o plural era realizado apenas na primeira palavra.No entanto, encontrei a palavra composta decreto-lei, em que tenho dúvidas como construir o seu plural.Pensava que seria decretos-lei, como indicado no programa e penso que o mais correcto. No entanto, encontro nos próprios Diários da República oficiais a designação de decretos-leis, como assinalado em anexo.Qual é a forma correcta?Agradecia o esclarecimento.
Ventoinha
Muito se tem falado na energia eólica e por isso surgiu-me a seguinte dúvida: pode chamar-se ventoinha ao componente dos geradores eólicos constituído pelas pás? Ultimamente surgem notícias nos meios de comunicação social que empregam este termo, mas sempre pensei que ventoinha designava um aparelho gerador de vento através de uma fonte de energia, e não um aparelho que necessita de vento para girar (como as girândolas das crianças, nunca me passaria pela cabeça chamar-lhes ventoinhas). Obrigada desde já pelo esclarecimento.
Sobre «tomada de vez», novamente
Numa interacção diádica, cada parceiro de interacção tem a sua vez. No entanto, a construção de frases com o substantivo vez dá origem a orações algo peculiares. Por exemplo, se eu contabilizar o número de vezes de cada interacção, é mais correcto dizer «uma interacção constituída por quatro vezes» ou posso utilizar alternativas como «uma interacção constituída por quatro tomadas de vez»? Agradeço imenso a vossa atenção.
Sobre a palavra tipo
Parece-me que a palavra tipo permite várias construções com a citação: (1) mensagem do tipo de «ide e multiplicai-vos» (2) mensagem do tipo «ide e multiplicai-vos» (3) mensagem tipo «ide e multiplicai-vos» Qual a diferença entre estas? Com um substantivo podem ser permitidos estes exemplos? (4) uma música do tipo de fado (5) uma música do tipo fado (6) uma música tipo fado Desde já grato pela atenção.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa