Fui confrontado, profissionalmente, com a necessidade de classificar os habitantes de uma aldeia na ilha da Madeira, de nome Gaula. Procurei esclarecer a sua designação, recorrendo a enciclopédias, dicionários e prontuários. Sem sucesso. Estive tentado a arriscar o nome "gaulanenses", "gauleanos" ou "gauleenses". Finalmente, encontrei várias referências escritas pelos próprios habitantes de Gaula, que se auto-intitulam "gauleses". Faz sentido esta designação?
Obrigado.
Qual a etimologia da palavra veterinário?
O meu sincero e antecipado obrigado.
Há algum tempo fiz um trabalho sobre a vida marinha, exaltando os golfinhos, e fiquei extremamente curioso sobre a origem etimológica da palavra... Poderia me esclarecer a origem de golfinho?
Obrigado!
A palavra pastor pode ser dissociada da palavra líder?
Considerando o contexto bíblico, esse vocábulo é subordinado àquele?
Obrigado.
Escreve-se "filme-documentário", ou "filme documentário"?
Deve usar-se "expatriação" ou "expatriamento"? Por exemplo, falando do «processo de...».
Quero saber qual é a pronúncia correta da palavra lavradio. Há quem diga que é "lavr[á]dio", eu acho que o correto é "lavrad[í]o". Qual a explicação correta?
Gostava de conhecer a etimologia da palavra esporra.
Gostaria de saber se a palavra "tanatopraxia" já foi assumida por algum dicionário de língua portuguesa e, no caso de a resposta ser afirmativa, qual a definição atribuída (paralelamente à explicação etimológica).
Para o plural de sem-abrigo, deverá dizer-se «os sem-abrigo» ou, como já ouvi na televisão, os «sem-abrigos»?
Grata pela resposta.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações