O Acordo Ortográfico e a palavra bahia
Mais uma pergunta suscitada pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP).
Se bem entendo, o Acordo Ortográfico de 1990, o Acordo Ortográfico de 1945 e o formulário brasileiro de 1943 estabelecem que a letra h só se usa: (i) no início de certas palavras por razões etimológicas (eg. habitar) (ii) no final de algumas raras palavras (eg. ah) e (iii) e nos dígrafos ch, lh e nh.
Assim sendo, gostaria de obter um comentário de um consultor do Ciberdúvidas sobre o fato de o VOLP brasileiro (tanto a recentemente publicada 5.ª edição como a 4.ª edição estão disponíveis em linha) incluir a palavra «bahia s. f.».
Isto está correto? (Assinalo que se trata de palavra com inicial minúscula e não é portanto o nome "tradicional" da cidade da "Bahia".)
Sobre a palavra risoto
Gostaria que me esclarecessem por que a palavra risoto não se escreve com "z", considerando que se trata de uma iguaria feita de arroz, termo este originário do latim oryza.
Um substantivo para o verbo saber
Um substantivo para o verbo saber...
Existe?
O género do substantivo esparguete
Diz-se «o esparguete», ou «a esparguete»?
Electrosserra
Qual a grafia correcta: "electrosserra", ou "electro-serra"?
Obrigada.
Gémeo
A frase «estão ali 2 gêmeas» está correcta, ou devo dizer «estão ali gêmeas»? E se forem três, deve-se dizer «estão ali três gêmeas», ou «estão ali trigêmeas»?
Obrigado.
Aumentativo de rosa
Gostaria de saber o aumentativo da palavra rosa.
Obrigada.
A palavra inadequabilidade
Existe a palavra "inadequabilidade", de inadequado?
A origem da palavra dona
Gostaria muito de saber a origem da palavra dona!
Grato!
Etimologia de arrogância
Parabéns pelo site. Gostaria de saber todos os detalhes da origem da palavra arrogância, pois estou fazendo uma pesquisa do tipo e tenho muitas outras palavras.
Obrigado!
