A vírgula com a expressão «mas pronto»
Qual será a maneira correcta de escrever a expressão «mas pronto»?
No seguimento de uma frase do género «Ele quis ir ali, mas, pronto, não deu», entendo que se use uma virgula entre as duas palavras, mas quando a expressão aparece no fim de uma frase, mantemos a vírgula? «Ele era bom naquilo que fazia, mas pronto», ou «Ele era bom naquilo que fazia, mas, pronto»?
Se considerarmos a expressão conforme a dizemos, não terá lógica omitir a vírgula? Como já vi escrito das duas maneiras, com e sem vírgula, tenho essa dúvida.
A função aditiva do hífen e
a função cumulativa da barra [/]
a função cumulativa da barra [/]
Sobre as explicações de D’ Silvas Filho quanto ao uso da (/) barra na língua portuguesa, ficou-me uma dúvida acerca da interpretação de uma frase. Diz o seguinte:
«As pontuações previstas nas alíneas "a.1"/ "a.2" e "b" não poderão ser contadas de forma cumulativa.
»
Pergunto ao senhor: Qual o entendimento da frase? O que eu não posso cumular? Apenas "a.1" com "b" e "a.2" com "b" ou também não posso cumular "a.1" com "a.2"?
Na minha interpretação, o uso da (/) barra entre "a.1" e "a.2" permite que elas sejam cumuladas.
É isso mesmo? Estou correto na minha interpretação?
Sobre as orações subordinadas completivas
Gostava de saber mais sobre as orações subordinadas integrantes ou completivas. E, também, exemplos.
Gin e gim
Como se escreve a palavra gin: com n (gin) ou com m (gim)?
Performatividade + representar/representação + dramaturgia
Gostaria de saber a etimologia das palavras representar, representação e dramaturgia, assim como o significado da palavra performatividade.
Desprovimento vs. provimento
Gostaria de saber se a palavra desprovisionamento existe na língua portuguesa.
A pronúncia de mestrado
Deve-se pronunciar: "mestrado", ou "mèstrado"?
Ciclista, corredor ou betetista?
Gostaria que me confirmassem se se escreve bttistas ou betetistas, para praticantes de BTT.
A crase na ligação rítmica
Qual o nome que se dá à junção (na oralidade) de duas ou mais letras iguais, de palavras diferentes, quando colocadas umas a seguir às outras?
Por exemplo, na letra de uma música (a exemplo do que se passa em poesia), em casos como «repara agora» ou «esteja a conduzir»?, em que existe a mesma vogal no final de uma palavra e no início de outra(s)?
Zonamento/, zoneamento,
zonagem, zonação e zoneação
zonagem, zonação e zoneação
Estou a escrever uma tese na área da biologia e tenho dúvidas na utilização da palavra zonação, uma vez que não a encontrei em nenhum dicionário de Portugal.
A frase é esta: «Nas cavidades naturais observa-se uma zonação gradual relativa à profundidade.»
Haverá algum termo mais próprio na nossa língua?
