DÚVIDAS

Sensorização e sensorialização

Pretendo escrever um texto sobre o modo como os estímulos exteriores são transformados e adaptados a cada um dos sentidos. No caso da visão, falamos de visualização, por exemplo. Mas será que há um conceito genérico que seja independente dos sentidos? Podemos falar de "sensorização" (julgo que mais adequado a "usar sensores") ou "sensorialização"? Ou haverá uma palavra alternativa?

Obrigado.

Resposta

Nenhum dos instrumentos linguísticos de referência consultados (portugueses ou brasileiros) acolhe os vocábulos sugeridos – sensorização ou sensorialização.

Contudo, e no que diz respeito ao primeiro termo – sensorização –, será bastante comum encontrá-lo, por exemplo, em trabalhos do foro académico relacionados com a área da engenharia eletrotécnica, ou da engenharia de sistemas e computadores, o que confirma a suspeita evidenciada pelo estimado consulente. 

Relativamente à segunda palavra elencada – sensorialização –, podemos notar que a expressão «princípio da sensorialização» surge bastas vezes enquadrada em contextos académicos relacionados, por exemplo, com investigações na área do tempo e da memória. Este termo – «princípio da sensorialização» –, tal como se pode ler neste trabalho da autoria da professora Norma do Carmo, investigadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), abarcará o conjunto dos cinco sentidos comummente referenciados: a visão, a audição, o olfato, o paladar e o tato, o que me parece ser compatível com as expetativas do consulente.

Por outro lado, e não querendo entrar em polémicas relacionadas com aspetos técnicos, valerá talvez a pena dizer que o termo perceção/percepção poderá eventualmente estabelecer uma relação de sinonímia com o vocábulo sensorialização. Repare-se, por exemplo, nas seguintes definições propostas pelo Dicionário Houaiss e pela Infopédia:

«Faculdade de apreender por meio dos sentidos ou da mente; consciência (de alguma coisa ou pessoa), impressão ou intuição, especialmente moral»;

«Tomada de conhecimento sensorial de objetos ou de acontecimentos exteriores».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa