Aliá, sinónimo de elefanta - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Aliá, sinónimo de elefanta

Tenho ouvido muito sobre o feminino de elefante ser elefanta, mas esquecemo-nos de que o feminino da palavra elefante pode tanto ser elefanta como aliá, sendo esta última muitíssimo desconhecida para muitos, mas sendo a forma mais antiga.

Obrigado.

Francisco Pires Estudante Jyväskylä, Finlândia 10K

Regista-se efetivamente a palavra aliá (e a sua variante aleá) como designação de «elefante fêmea», conforme definição do Dicionário Houaiss, dicionário que a classifica como regionalismo (asiaticismo do Sri Lanca, ou seja, de Ceilão) e lhe atribui a seguinte etimologia:

«[Sebastião] Dalg[ado] refere que em cing[alês] há diversos nomes para elefante e que, em Sri Lanka, nenhuma fêmea tem presas e raros são os machos que os apresentam: "Os port[ugueses], que já conheciam na Índia o animal com dentes e lhe davam o nome europeu com o seu gênero próprio, ouvindo que os indígenas (no Ceilão) chamavam comumente aliya ao seu paquiderme, entenderam que tal era a denominação específica de ´todo o elefante sem dente, quer seja macho quer fêmea`...»

A mesma fonte indica que a palavra elefante está atestada desde o século XIV, aliá, desde princípios do século XVII, e elefanta, em 1844. Estas datações parecem confirmar aliá como palavra mais antiga que elefanta, apesar de a primeira ter uso muito restrito ou nulo na atualidade (cf. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa; o Corpus do Português de Mark Davies e Michael Ferreira não faculta qualquer ocorrência, o mesmo se verificando nos corpora da Linguateca).

Carlos Rocha
Classe de Palavras: substantivo