DÚVIDAS

Sobre a grafia de búzio e sintetizar + o plural de nomes compostos
A palavra búzio pode-se escrever "búsio"? Uma vez que o s está entre vogais e tem som de z? Eu sei que provavelmente tem a ver com a etimologia das palavras, mas não se espera que uma pessoa estude latim e todas as outras línguas que deram origem ao português, pois não? Outra dúvida que eu tenho é se sintetizar se pode escrever "sintetisar" uma vez que vem de síntese... "Caicha", "caichilho", "chábega", porque estas palavras não se escrevem assim? Fui procurar na minha gramática como se escrevia o plural de nomes compostos por dois nomes e há duas situações diferentes: num flexionam-se as duas palavras para o plural como em guardas-civis, noutro caso só se flexiona o primeiro para o plural pois o segundo nome é um determinante específico (exemplo: palavras-chave). O que é um determinante específico?
O plural de nado-morto
Apesar de reconhecer que, neste site, é extensa a exposição sobre as palavras compostas, no entanto, não me sinto suficientemente elucidado pelos exemplos verificados. Qual o plural das palavras nado-morto/nado-vivo? É corrente o uso de pluralizar o segundo termo ("nado-vivos"), porém, no site da Presidência da República, encontrei esse plural nos dois termos ("nados-vivos")!... Grato pela vossa ajuda.
«Dois tipos de máquinas» e «várias marcas de refrigerantes»
Qual a forma correta? 1) «A indústria fabrica dois tipos de máquinas.»2) «A indústria fabrica dois tipos de máquina.» 3) «Comprei dois tipos de açúcares.»4) «Comprei dois tipos de açúcar.» 5) «No supermercado há várias marcas de refrigerantes.»6) «No mercado há várias marcas de refrigerante.» Por que é correto «meios de comunicação» e não «meios de comunicações»? Agradeceria se me explicassem.
O plural de vermelho-e-branco
A dúvida é sobre as graduações mais altas do judô, onde o praticante recebe uma faixa rajada de vermelho e branco: «Uma faixa vermelho-e-branca»? Não creio que seja "vermelha-e-branca". Conforme a fonte consultada, o plural varia. Já vi «faixas vermelho-e-brancas». Como são dois adjetivos, há uma regra que manda flexionar os dois: «faixas vermelhas-e-brancas». E há recomendações até de não se flexionar: «faixas vermelho-e-branca». O que recomendam?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa