Ri-te e chora-te
É correcto dizer «ri-te», mas porque não «chora-te»?
Flandres (com ou sem artigo)
O uso do artigo com Flandres surpreendeu-me aqui: «A Modernidade começou na Itália e na Flandres no século XV devido ao desenvolvimento do comércio das indústrias artesanais. Tudo isto corresponde a um longo período.» É assim mesmo, «na Flandres»? Eu teria usado «em Flandres», mas só por instinto. O fato é que nunca precisei dizer isso, já que dizemos (pelo menos no Brasil) mais comumente «Bélgica», mas aí foi necessária a precisão que fizeram por conter eventos históricos relacionados a só aquela parte da Bélgica, que talvez então ainda nem pertence a dito país.
Muito obrigado pelo esclarecimento que me quiserem dar.
O sempre amigo do Ciberdúvidas,
O plural de algodão-doce
Qual é o plural da palavra algodão-doce?
Verbo aprazer
Gostava de perguntar se não há uma diferença nas conjugações do verbo aprazer entre o site Priberam e o LX Conjugator. Creio que sim, e, sendo assim, qual das conjugações está correcta?
Reequilíbrio e «(eu) reequilibro»
"Reequilíbrio", ou "reequilibro"?
O uso do substantivo marcação
«Marcações de Consultas e Tratamentos», ou «Marcação de Consultas e Tratamentos»? Qual das duas formas é a correta, ou a mais correcta?
O plural de dândi
Qual é o plural de dândi?
«Janelas maxiares»
Preciso fazer um trabalho para uma empresa de esquadrias e minha dúvida é: janela "maxi-ar" ou "maxiar" e janelas "maxi-ares" ou "maxiares"?
Se puderem me ajudar, agradeço muito.
O superlativo absoluto sintético de pacífico
Como fica o adjectivo pacífico no grau superlativo absoluto sintético?
Cônjuge e consorte
Cônjuge e consorte são sinônimos. Consorte é comum-de-dois, e cônjuge é sobrecomum, apesar de em dicionários eu encontrar comum-de-dois. Qual o certo e o errado?
Desde já agradeço e sinto uma grande satisfação de participar do seu estimável site.
