O plural de decreto-lei, de novo
Assisti a um programa Cuidado com a Língua em que se esclarecia que, em palavras compostas, o plural era realizado apenas na primeira palavra.No entanto, encontrei a palavra composta decreto-lei, em que tenho dúvidas como construir o seu plural.Pensava que seria decretos-lei, como indicado no programa e penso que o mais correcto. No entanto, encontro nos próprios Diários da República oficiais a designação de decretos-leis, como assinalado em anexo.Qual é a forma correcta?Agradecia o esclarecimento.
A origem da palavra busca
Gostaria de saber a origem da palavra busca.
Herbáceo e herbático
Gostaria de saber, também, se é incorrecto usar a palavra herbal, para designar, por exemplo, extractos herbais, uma vez que não encontro esta palavra no dicionário.
A forma "ilimite"
A minha dúvida está na possibilidade de utilizar a palavra ilimite no seguinte titulo: «Os ilimites da interpretação».Gostaria de saber se a utilização é possível.Grato desde já pelo tempo dispendido.
Anarcossindicalista
Qual é a grafia correcta: anarco-sindicalista ou anarcossindicalista? Encontrei as duas grafias em dois dicionários consutados: Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa e Dicionário Encilopédico Alfa.
Intra-estadual e interestadual
Existe diferença no significado destas duas palavras: «intraestadual»/«interestadual»?Obrigada.
O significado de descaso
Qual é o significado de descaso (vocábulo brasileiro)?
A palavra intimidatório
Quando escrevo a palavra intimidatório no processador de texto Word, ele considera-a errada. Está errada? Se sim, como se escreve?
O verbo ginasticar
Existe o verbo ginasticar?
Plural de data-valor
Qual é o plural de data-valor? Datas-valores? Datas-valor? Ou, como se refere na MorDeBe, data-valores? Uma busca na Internet acusa inúmeras vezes datas-valor; não há registos em dicionários de referência.Obrigado.
