Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Léxico
David Guerreiro Estudante universitário Seixal, Portugal 3K

 Porque é que está errado dizermos «O João, preocupado que ele voltasse a casa mais cedo, saiu»? É uma dúvida que me suscita bastante interesse.

Vera Castro Secretária Porto, Portugal 7K

Só uma questão rápida (antes que me esqueça), ao ilustre consultor que tratou o tema Político-Mulher, D´Silvas Filho:

Ao final da resposta, quer-me parecer que não se quer dizer «virtualidades», mas, sim, virtuosidades, coisas que penso serem bem distintas! Por favor corrija-me, se estou errada. 

Era importante ver tratado este comum deslize, em Ciberdúvidas, pois ele, de facto, abunda, na comunicação social.

Regina Peralta N/D N/D, Portugal 7K

Gostaria de saber o significado da palavra matarruana. Obrigado.

António Sousa Agente da PSP Porto, Portugal 5K

Solicito a vossa atenção para me auxiliarem a perceber se a palavra “tagisversar” (ou algo do género) existe na língua portuguesa e qual o seu significado.

Isabel Ruivo N/I N/I, Portugal 6K

Desculpem, escreve-se:
“Líchias” ou “lichias”?
Obrigada pela ajuda.

David Neto Portugal 5K

Qual o termo correto:

«Esta nota foi apreendida por suspeita de legitimidade»,

«Esta nota foi apreendida por suspeita de ilegitimidade»,

ou as duas maneiras estão certas?

Apesar de o site ser de Portugal, queria que a resposta fosse para o português do Brasil, se for possível.

Obrigado.

Maria Alexandra Dinis N/D N/D, Portugal 14K

Qual é o aumentativo de dedo?

Mário Morais N/D N/D, Portugal 11K

Entendo que pêlo é acentuado, constituindo excepção à regra gramatical de que as palavras portuguesas graves (ou paroxítonas) terminadas em vogal não carecem de acento, excepto se terminarem em ditongo, para a distinguir da homófona pelo (por + o). Não compreendo o porquê desta excepção, uma vez que a maioria das palavras homófonas são também homónimas e não me parece vir mal ao mundo por isso. Faria sentido se fosse para a distinguir de pelo [pélo], primeira pessoa do singular do presente indicativo de pelar. Esta é a minha primeira questão. Se é de facto assim e se existe alguma explicação para tal. A segunda questão é se esta excepção se aplica a outras palavras, tais como coca, sendo [côca] e [cóca], com diversos significados para cada. Obrigado.

Rui Rodrigues N/D N/D, Portugal 4K

A palavra deslocar implica sempre necessariamente uma mudança de um local para outro, ou pode referir-se apenas a uma mera mudança de posição, como quando nos referimos a um osso deslocado? Nomeadamente, pode considerar-se correcto dizer de uma árvore que tenha pendido na sequência de uma tempestade que ela se deslocou? Obrigado.

João Pombo N/D N/D, Portugal 6K

Nas leis do futebol, uma falta cometida por um jogador pode ser punida quando praticada por negligência ou imprudência. A FIFA interpreta como mais grave a forma imprudente de jogar. Gostaria de perguntar se a carga semântica do termo imprudência implica maior grau de gravidade do que a do termo negligência. Agradeço antecipadamente a vossa resposta.