Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Léxico
Kateryna Ferreira Assistente de administração escolar Aveiro, Portugal 40K

Agradecia a vossa resposta, se existe palavra "inter-ajuda" (ou "interajuda"). No dicionário que costumo consultar, só encontrei uma palavra que significa «ajuda mútua» — entreajuda.

Obrigada.

Daniela Rodrigues Técnica de relações internacionais Lisboa, Portugal 34K

Existe alguma diferença entre as palavras revogar e rescindir, ou as mesmas são sinónimos?

Obrigada.

Maria Cordeiro Lemos Estudante Corunha, Galiza (Espanha) 7K

Tenho uma dúvida. As palavras chancela e carimbo têm o mesmo significado? Desculpem os possíveis erros no meu português.

Paulo Alexandre dos Santos Silva Desempregado Ponte de Lima, Portugal 2K

Gostaria que me pudessem explicar qual a diferença entre herança, legado e doação. O Grande Dicionário Universal da Língua Portuguesa, da Texto Editores, no seu dicionário de sinónimos e antónimos, diz que herançalegado são sinónimos, mas eu acho que legalmente estas duas palavras significam coisas diferentes. Gostaria de ter um comentário vosso.

António Sampaio Ilustrador Porto, Portugal 6K

Gostaria de saber se é legítimo utilizar sequencializar em vez de sequenciar. Embora não apareça em nenhum dicionário que tenha consultado, a palavra sequencializar aparece por diversas vezes em documentos do Ministério da Educação [de Portugal], tais como referenciais de formação profissional.

Rosana Mello Publicitária Rio de Janeiro, Brasil 17K

Gostaria de saber qual a interjeição que designa enfado.

Grata.

Elsa Magalhães Estudante Viseu, Portugal 32K

Tenho uma duvida sobre o nome que hei-de aplicar a uma pessoa que trabalha num talho. Será correcto dizer que se trata de um talhante ou há outro nome mais técnico?

Cecília Aguiar Investigadora Lisboa, Portugal 7K

Numa interacção diádica, cada parceiro de interacção tem a sua vez. No entanto, a construção de frases com o substantivo vez dá origem a orações algo peculiares. Por exemplo, se eu contabilizar o número de vezes de cada interacção, é mais correcto dizer «uma interacção constituída por quatro vezes» ou posso utilizar alternativas como «uma interacção constituída por quatro tomadas de vez»?

Agradeço imenso a vossa atenção.

Anabela Alves Professora Covilhã, Portugal 9K

Sou do Norte [de Portugal], e toda a vida ouvi empregar as palavras ressoar e ressoado como sinónimo de condensação, do tipo da que se forma nessas superfícies quando bafejamos um vidro ou um espelho. Entretanto, ao empregar o termo junto de uma pessoa do Sul, verifiquei que esta desconhecia totalmente tal significado; e depois de consultar o Dicionário Houaiss, verifiquei que também ali este significado não é contemplado. Pretendia saber se a palavra existe e foi alguma vez registada com este significado.

Muito grata.

Raquel Correia Estudante Coimbra, Portugal 18K

Gostaria de saber de onde vem a expressão «dar graxa».

Muito obrigada.