DÚVIDAS

Amonetário
Li alguns livros e alguns artigos que levam a palavra amonetário como termo de não existir moeda, dinheiro. Mas procurei o significado em dicionários e com um professor, e ele me disse que essa palavra não existe! Fiquei espantada com isso... queria saber o porque... o que quer dizer amonetário e como posso usar essa palavra mesmo não existindo. Por favor me ajude... estou ansiosa pela resposta. Obrigada, desde já!
«Mais de (...) presos estão foragidos em (...)»
Constantemente leio em manchetes ou ouço em chamadas de noticiários a seguinte frase: «Mais de (...) presos estão foragidos em (...)» Pergunta: Há coerência nesta construção? Não contraria a lógica «se estão presos, logo não estão foragidos... se estão foragidos, logo não estão presos»? Ainda, quem garante que estão foragidos naquele determinado local, marcado pela preposição em? Seria "mais" correto – ao contrário de «Mais de dois mil presos estão foragidos em São Paulo» – utilizar uma construção como «Mais de dois mil presidiários paulistas estão foragidos»?
Gestor, gerido, gestante
Como se chama um indivíduo (por ex., professor), cujo responsável pelo seu processo (assistente administrativo) se denomina gestor? Esta é uma questão que tem levantado algumas dúvidas na escola onde eu trabalho. Já se fizeram recolhas de opiniões, a que tem mais votação é: — "gestante" (não me parece!) — "gerido" (a mim parece-me mais correcta) Qual será então o nome que eu posso chamar aos meus... gestantes?... geridos? Obrigada.
Aterosclerose/arteriosclerose
A propósito do internamento de Eusébio, e da doença que lhe foi diagnosticada (aterosclerose). Pergunto: não é a mesma coisa do que arteriosclerose? E porquê a diferença de uma e outra forma?E como se diz aterosclerose ("àterosclerose", com a vogal a acentuada, como ouvi repetidamente à jornalista da RTP; "atèrósclerose", como também tenho ouvido; ou "atrosclerose", com a sílaba tónica somente no segundo o, como me parece)?Obrigada.
O significado do vocábulo "solipos"
Gostaria de saber que significado poderá ter o vocábulo "solipos" (seria "sollipos" no original, c. 1850) no seguinte poema: «Em hecatombe horrenda as lindas virgens,Os inocentes jovens; – quando outroraDos Solipos as chamas se elevaram,E as agulhas grimpas de OlisipoDe um sanguíneo clarão tingiram, prontasA consumir em si a triste raçaQue o Senhor proscreveu que vela erranteSobre a face do mundo e que decertoErrará ‘té ao fim dos séculos todos...» Muito obrigado por qualquer esclarecimento.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa