Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Etimologia
Paula Silva Professora Porto, Portugal 6K

Qual é a origem etimológica da palavra investigação?

Ana Maia Estudante Braga, Portugal 8K

Qual a origem da expressão «cinco réis de mel coado»?

João Pedroso Arquite{#c|}to Quarteira, Portugal 9K

Por mais que pesquise, não consigo encontrar a origem da palavra logradouro. O interesse em conhecer a etimologia desta palavra está directamente ligado ao tentar entender como usavam os antigos o espaço envolvente das casas.

Grato pela atenção.

Douglas P. de Lima Analista contábil São Paulo, Brasil 7K

Gostaria de enriquecer meu trabalho de pós-graduação, indicando a origem de algumas palavras, e as palavras são: equivalência, patrimonial.

Se puderem me ajudar, fico muito grato, e faço questão de colocar a fonte em meu trabalho.

Desde já meu muito obrigado.

Maria de Fátima Biscaia Gestora Lisboa, Portugal 10K

Peço que me informem sobre a origem dos nomes próprios Eurico e Hermengarda

Agradeço.

Cláudio Alexandre Duarte Estudante Coimbra, Portugal 22K

Depois de ver a vossa resposta n.º 24464, gostaria de dar uma achega, pode ser que isso ajude um bocadinho mais a consulente.

A palavra morabeza (pronunciada [moɾɐ'bɛzɐ]) é tida como sendo um substantivo derivado do adjectivo morabi (supostamente do português amorável). A palavra morabi (pronunciada [mo'ɾabi]) significa «amável, afável, atencioso(a), delicado(a), gentil, simpático(a), carinhoso(a)». Enquanto o sufixo -abi para formar adjectivos é raro em crioulo (morabi, pussibi, terribi), o sufixo -eza para formar substantivos é frequentíssimo em crioulo (brabeza, buniteza, coitadeza, minineza, runheza, sperteza, tchefreza, etc.). A morabeza é tida pelos cabo-verdianos como algo difícil de traduzir (como a palavra saudade em português) e exprime um sentimento tipicamente cabo-verdiano, análogo (mas não expresso da mesma forma) à osprindadi na Guiné-Bissau e à teranga no Senegal.

Se me permitirem uma correcção, a palavra morabeza não é um regionalismo da ilha Brava, ela existe em todas as variantes do crioulo. A morabeza encontra-se frequentemente associada à ilha Brava porque as pessoas da Brava são tidas como as mais morabi de Cabo Verde.

Também não sei se a palavra já faz parte do vocabulário da língua portuguesa. Algumas palavras do crioulo sei que já foram adaptadas para o português (por exemplo: cachupa, do crioulo catchupa). Não tenho (ou melhor, não tinha) conhecimento da existência da palavra morabeza no vocabulário da língua portuguesa. Se dizem que o Dicionário Houaiss já regista a palavra, eu estaria curioso em saber qual a pronúncia em português que o dito dicionário propõe, uma vez que existem diferenças na pronúncia do crioulo para o português, a saber:

a) o o é pronunciado fechado (ô), não é reduzido para u como no português europeu;

b) os dois a são pronunciados fechados (â), e não abertos (á) como no português brasileiro;

c) o e é pronunciado aberto (é) como é de regra em crioulo, e não fechado (ê) como no sufixo -eza em português;

Espero, humildemente, ter ajudado em alguma coisa.

Clara Barreto Professora Cinfães, Portugal 11K

Gostaria de saber a origem da palavra chat, bem como o seu significado etimológico.

Obrigada.

Alexandre Cavalcante Jornalista Porto Alegre, Brasil 7K

Qual a origem da palavra bueiro? Encontrei "bua" no dicionário on-line da Priberam, mas um amigo meu, professor de Português, diz que é incerta e que não está comprovado que seja a partir de "bua", termo infantil para água em português lusitano.

Antecipadamente grato.

Hugo Silva Designer Braga, Portugal 5K

Tenho tido dificuldades em encontrar a origem da palavra museografia, se é apenas uma derivação da origem da palavra museu... E como se transfere para os outros idiomas, como o inglês e o italiano?

Obrigado.

Miguel Silva Estudante Porto, Portugal 15K

Qual a verdadeira definição das palavras casamento e matrimónio? Alguma delas tem uma definição mais cristã do que a outra? São sinónimos, ou representam conceitos completamente diferentes?