Eminente e iminente
Em que situações se usa eminente e iminente?
Sinonímia, homonímia e paronímia
Sinonímia, homônimas e parônimas. Qual seria a ligação em relação à classificação? Existe algo em comum entre elas?
«Desbancar reino e escota» e «lá em riba, num atadilho»
O que querem dizer as expressões «desbancar reino e escota» e «lá em riba, num atadilho»?
O significado da palavra injunção
O que quer dizer injunção?
Aparição e aparecimento
Gostaria de saber qual destas duas palavras está mais bem empregada, aparição, ou aparecimento, e qual a diferença gramatical e sintática entre elas.
Agradecida.
O verbo "goitar"
Parabéns pelo vosso site. Consulto frequentemente mas é a primeira vez que pergunto qualquer coisa.
Eu gostava de saber qual o significado do verbo goitar. Não achei no dicionário que eu tenho em casa (Porto Editora), e na Internet eu achei um site que mostra a conjugação, mas não o significado.
Obrigado.
«... vi-me doido para decifrar isto...»
À luz da nova terminologia, como classificar sintacticamente a frase: «... vi-me doido para decifrar isto...» (Miguel Torga)?
«Pessoa que faz parte de uma equipa de salvamento»
Que nome se dá a uma pessoa que faz parte (ou lidera) uma equipa de salvamento de navios naufragados?
Já agora, qual a real designação para tais equipas?
Obrigada desde já.
«Um fluxo de luz visto numa sombra»
Qual a palavra que indica, exprime, um fluxo de luz visto numa sombra? Será rosela?
«Comer como um abade»
Gostaria de saber: «comer como um abade» é uma expressão comparativa, uma locução ou uma expressão idiomática?
Muito obrigada!
