O uso e a origem de Andreus (Portugal)
O que está correcto: «Eu moro no Andreus», ou «eu moro nos Andreus»?
Obrigada.
A expressão relativa a «chover e fazer sol»
Descobri recentemente Ciberdúvidas e é de admirar a tarefa que realizam os especialistas. Estou a preparar um trabalho sobre provérbios e frases feitas e precisava da vossa ajuda no sentido de que me informassem qual a expressão que se utiliza em Portugal quando está a chover e faz sol. Conheço as utilizadas em Angola, Cabo Verde e Moçambique, mas preciso da que se utiliza em Portugal.
O verbo cominar
Gostaria de saber se é apropriado utilizar a expressão «processo disciplinar cominado com sanção...» ou se será mais adequado utilizar «processo disciplinar culminado com sanção...»?
Falta de adequação comunicacional
Na sua opinião, alguns problemas de comunicação interna podem estar relacionados com a falta de adequação do nível de linguagem às situações ou aos interlocutores? Você teria algum exemplo profissional ou particular para citar?Grata.
«Em Maio, cerejas ao borralho»
Para poder ajudar a minha filha num trabalho de Língua Portuguesa, gostaria de saber qual o significado do seguinte provérbio: «Em Maio, cerejas ao borralho.»
Obrigada!
Verbos performativos
Gostaria de entender como eu sei que o verbo é performativo.
O significado de alguns provérbios
Gostaria de saber o significado dos provérbios seguintes:
«Em terra de cegos quem tem um olho é rei»;
«Quem sai na chuva é para se molhar»;
«Gato escaldado de água fria tem medo»;
«Quem semeia o vento colhe tempestade»;
«O pior cego é aquele que não quer ver».
Agradeço a sua colaboração.
"Por através" (Brasil)
Tenho um amigo que é radialista e usa com muita frequência, automaticamente, a expressão «por através», que tem o sentido a seguir exposto no exemplo: «Por através de carta você poderá entrar em contato com o programa.» «Por através da oração você poderá alcançar...» «A conversa com fulano poderá ser por através de carta ou telefonema.» Acho que estes três exemplos podem ajudar vocês a equacionarem o meu desejo de esclarecimento do provável erro que eu acho que existe nessa construção. Se for confirmado o erro que eu julgo existir, eu quero indicar para o meu amigo, mas preciso da confirmação. Encontrei o Ciberdúvidas sem querer, pesquisando na Internet um portal de dicionários. Conto com a atenção de vocês, agradecendo antecipadamente o empenho no esclarecimento solicitado.
«Mais que ao meu ser», ou «mais que o meu ser»?
Num poema lê-se: «Te anelo, te necessito. Te amo, mais que ao meu ser», no sentido de «amar o (ao) outro mais do que a mim mesmo». A dúvida é: «mais que ao meu ser» ou «mais que o meu ser»? Qual a explicação gramatical? Obrigada.
Há com valor temporal
Na frase «ela trabalhava há muito tempo naquela fábrica», gostava que me explicassem se é possível considerar, de alguma maneira, esta frase enquanto frase complexa. Porque no meu entender, embora haja dois verbos conjugados, o verbo haver pertence a um complemento circunstancial de tempo, não havendo qualquer processo de coordenação ou subordinação, podendo, portanto, apenas ser uma frase simples.
Obrigada.
