Textos publicados pela autora
O superlativo absoluto sintético de cortês
Pergunta: Hoje, na aula de Português, foi abordado o grau superlativo absoluto sintético. O professor deu algumas regras, exemplos e trabalhos para casa. Numa das flexões constava o adjetivo “cortês”.
Como não tinha a certeza da resposta, fiz uma pesquisa no dicionário Priberam e depois no blogue Língua Portuguesa e Literatura do Folclore, até que encontrei a solução “cortesíssimo”.
A minha dúvida consiste no seguinte: com a terminação -ês aplica-se a regra geral e...
A construção nem todas
Pergunta: Nem associa-se em geral ao significado «e não», como no exemplo «Não tenho peras nem maçãs».
No entanto, como se justifica o uso de nem na seguinte frase: «Viajar é bom, mas nem todos temos dinheiro para isso»?Resposta: De facto, na frase apresentada – «Viajar é bom, mas nem todos temos dinheiro para isso» –, não é possível substituir nem por não. Não se aceita, portanto, «"não todos" temos dinheiro»1.
Sobre a sequência «nem todos», como negação...
Frente e fronte (II)
Pergunta: Frente e fronte têm uma origem comum?
Muito obrigada.Resposta: De acordo com o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, e com o Dicionário Houaiss, frente e fronte tem origem no latim fronte-: «fronte, testa, rosto, semblante, cara».
Apesar da mesma origem, o substantivo frente – com registos desde o século XVIII,...
Sobre a correção de «denominar (alguma coisa) de...»
Pergunta: «Denominada de...» é errado?
Deve ser escrito, sem exceções, sem preposição?Resposta: De acordo com o Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses (Texto Editora, 2007)1, ao verbo denominar, no sentido de «chamar», pode, realmente, associar-se um grupo preposicional introduzido pela preposição de e desempenhando a função de predicativo do complemento direto:
(1) «O armador denominou a nau de "Ulisses"».
No exemplo (1) temos uma frase...
As locuções «antes que» e «depois que»
Pergunta: Sei que existem as locuções conjuncionais «antes que» e «depois que».
Pretendo saber se também é correto usar para o mesmo efeito as expressões «antes de que» e «depois de que» usando uma construção análoga à de «para além de que». Tinha para mim que era possível dizer «depois de que» mas não «antes de que». Achei no entanto um pouco arbitrário.
Procurei em várias gramáticas e não vi nada de conclusivo. Também só encontrei algumas referências tangenciais no Ciberdúvidas, que não me deram a certeza. Deste modo, decidi...
