Textos publicados pela autora
Contração de preposição e advérbio: dali
Pergunta: Perguntava-vos se a falta de contração observada na frase é admissível ou é reprovada pela norma: «Convidou as pessoas "de ali" perto.»
Obrigado.Resposta: Escreve-se geralmente dali, como contração do encontro da preposição de com o advérbio de lugar ali.
No quadro da Base XVIII, 2, do norma ortográfica em vigor, a forma dali faz parte das formas vocabulares que «constituem, de modo fixo, uniões perfeitas». Sendo...
«Corre bem» e «decorre bem» II
Pergunta: Gostaria de saber se se diz «Espero que tudo “corra” bem» ou «Espero que tudo “decorra” bem»?Resposta: As frases apresentadas – «espero que tudo corra bem» e «espero que tudo decorra bem» – são sinónimas, o que significa que o uso dos verbos decorrer e correr é correto.
Convém, no entanto, assinalar que, quando a intenção é pedir informação ou opinião globais sobre a realização uma de prova ou um evento, o verbo geralmente empregado é...
O verbo assistir referido a pessoas
Pergunta: Durante um debate entre parlamentares num canal de TV, vi uma deputada cumprimentar os participantes referindo-se aos telespectadores em casa com a expressão «aos que nos assistem».
Ora, dito assim, parece-me que que a senhora estará a dizer «aos que nos ajudam», e deveria ter dito «aos que nos veem/ouvem» em casa.
Em todo, porque tenho dúvidas na utilização deste verbo na construção frásica, solicito o vosso esclarecimento.
Melhores cumprimentos.Resposta: O Dicionário Eletrônico...
A concordância em «todas quantas»
Pergunta: Acabo de ler, escrita por um autor muito bom, a seguinte frase: «Todas quanto abraçaram esta via foram bem-sucedidas».
A minha dúvida prende-se com o «quanto» invariável, que me soa mal. Admito, porém, que o erro seja meu.
Em suma: devemos escrever como acabo de referir ou antes «Todas quantas abraçaram [...]»?Resposta: Tal como o consulente sugere, a frase – «Todas quanto abraçaram esta via foram bem-sucedidas» – está incorreta. A forma correta tem de apresentar «quantas»: «Todas quantas...
«O que faz?» vs. «Que tipo de coisa faz?»
Pergunta: Atendendo às duas seguintes frases «O que você faz nos fins de semana?» e «Que tipo de coisa você faz nos fins de semana?», qual é explicação gramatical para na segunda frase o o ser omitido?
Obrigada, desde já, pela resposta.Resposta: Ao contrário do que pretende a consulente, não existe omissão do o na frases interrogativa «Que tipo de coisa você faz nos fins de semana?", por comparação com «O que você faz nos fins de semana?». Trata-se de duas questões...
