Textos publicados pela autora
O gentílico de Restelo (Lisboa)
Pergunta: Como se chamam os habitantes do Restelo?Resposta: O gentílico associado aos habitantes do bairro lisboeta Restelo é restelense, isto é, podemos chamar os seus habitantes de restelenses. Pesquisas feitas na web (aqui, aqui e aqui) indicam que esta denominação já está sedimentada.
A formação deste gentílico segue uma das formações mais comuns: ao radical restel-, do topónimo Restelo, junta-se o...
A palavra nutricoaching
Pergunta: Sei que as palavras que não foram, ainda, adaptadas para a nossa língua devem ser escritas em itálico ou levar aspas. Todavia, sempre que vejo a palavra nutricoaching aparece sem qualquer uma das hipóteses. Qual a grafia correta, por favor?
Obrigada.Resposta: De facto, os chamados estrangeirismos devem ter um tratamento especial, seja ele entre aspas, seja em itálico. Contudo, neste caso em concreto, nutricoaching, estamos perante um caso diferente. Acontece que este...
«Ao nascer» vs. «ao nascermos»
Pergunta: Qual destas frases é a correta: «Ao nascer, recebemos o sobrenome da família», ou «Ao nascermos, recebemos o sobrenome da família»?
Grata pela atenção e parabéns pelo trabalho!Resposta: O infinitivo flexionado ou não flexionado em orações subordinadas adverbiais reduzidas de infinitivo nem sempre é claro, o que levanta, muitas vezes, questões como a colocada pelo consulente. Contudo, no caso em questão, o uso de uma ou de outra forma verbal está correto:
1. «Ao nascer, recebemos o sobrenome da família.»
2. «Ao...
O substantivo reconvívio
Pergunta: Existe a palavra reconvívio? Não faz sentido para mim, mas já li, e daí a minha pergunta.Resposta: O nome reconvívio e verbo reconviver não estão atestados em nenhum dos dicionários consultados1, mas uma pesquisa Google indicia que têm em uso consolidado, principalmente no português do Brasil.
A verdade é que se trata de palavras bem formadas: ao nome convívio e ao verbo conviver,...
Onde e em que
Pergunta: É possivel utilizar «em que» em vez de onde como pronome para juntar as frases?
Por exemplo: «Conheço uma clínica em que fazem essa cirurgia» em vez de «Conheço uma clínica onde fazem essa cirurgia»?
Obrigado pelo vosso tempo.Resposta: O advérbio relativo de lugar onde pode ser, efetivamente, substituído pela construção em que sem alterar o significado da frase onde ocorre. Assim, «conheço uma clínica onde fazem essa cirurgia» é...
