Textos publicados pela autora
O adjetivo desregulatório
Pergunta: Pode dizer-se desregulatória?
Obrigado.Resposta: Aquilo que encontramos atestado é, como adjetivo e nome masculino, desregulador/a: «que ou o que desregula ou tem por função desregular» (Priberam). O sufixo -(d)or é usado como agente, instrumento da ação.
Por outro lado, encontramos atestado o oposto de desregulatória, i.e., regulatório (Ibidem). Por isso mesmo, não há...
Costumar e a voz passiva
Pergunta: Como fica esta frase na passiva: «O João costuma ler as revistas»?
ObrigadaResposta: A frase na voz passiva correspondente a «O João costuma ler as revistas» é «As revistas costumam ser lidas pelo João».
O que aqui acontece é que, na voz ativa, temos o núcleo verbal preenchido por uma perífrase verbal composta pelo verbo costumar seguido do verbo pleno ler, na alternativa passiva, a perífrase verbal, desde que se mantenha a sinonímia, é: verbo...
A locução «de todo»
Pergunta: Escrevo-lhes porque gostaria de saber qual é a diferença entre «passar-me de todo» («esquecer-me de alguma coisa por completo») e «passar-me de tudo».
Porque não seria neste caso «passar-me de tudo»? Resposta: De facto, tudo indica a totalidade, o conjunto das coisas, daí a consulente considerar que «passar-se de tudo» seria uma expressão aceitável, sendo sinónima de «esquecer-se completamente/totalmente de algo» (completamente e...
Lhe, objeto indireto sem preposição
Pergunta: Os pronomes pessoais do caso oblíquo átono não vêm precedidos de preposição, os pronomes lhe e lhes são átonos, porém eles podem ser usados como objeto indireto que vem precedido de preposição.
Não entendi isso.
Vocês poderiam me ajudar?
Obrigado.Resposta: Os pronomes pessoais oblíquos átonos não vêm precedidos de preposição, como se pode ver nos exemplos:
(1) «Ela nos viu no cinema» / «Ela viu-nos no...
