Textos publicados pela autora
O diminutivo da palavra fórum
Pergunta: Qual o diminutivo da palavra fórum?Resposta: As palavras que terminam em ditongo ou vogal nasal formam o diminutivo por intermédio de um sufixo z-avaliativo: -zinho ou -zito.
Por conseguinte, o diminutivo de fórum é forunzinho ou forunzito.
Por que razão forunzinho e forunzito não têm acento gráfico?
Ao associar os sufixos...
Realização prolongada da acção e realização progressiva da acção
Pergunta: No manual de Português de 9.º ano Focus, o quadro que explica a perifrástica é um pouco ambíguo. Não consigo perceber a diferença entre os seguintes significados: realização prolongada da acção e realização progressiva da acção. Se puderem ajudar-me, agradeço.Resposta: As designações que refere inserem-se no âmbito do aspecto, que é uma categoria gramatical que nos dá informação acerca do início, do curso e do fim da acção expressa pelo verbo.
O valor aspectual pode ser expresso por diferentes...
Aposto em «A rapariga, entusiasmada, sorriu»
Pergunta: Gostaria de saber a função sintáctica da expressão destacada: «A rapariga, entusiasmada, sorriu.»
Sei que o aposto é um nome que se junta a outro nome para o caracterizar e coloca-se separado por vírgulas, enquanto o atributo é um adjectivo ligado directamente a um nome.
Obrigada.Resposta: A expressão entusiasmada desempenha a função sintáctica de aposto (ou modificador do nome apositivo, de acordo com a nova terminologia linguística).
O aposto surge sempre separado...
A origem da palavra calmeirona
Pergunta: Qual a origem da palavra calmeirona?Resposta: Toda a bibliografia que consultei refere que a palavra calmeirona provém de calmeiro + -ão (que, por sua vez, resulta de calma + -eiro), e significa «pessoa que é muito calma, serena» ou «pessoa molengona, preguiçosa».
Esta palavra assumiu posteriormente, num registo popular, o significado de «pessoa corpulenta».
Disponha sempre!...
Ainda «Foram eles os vencedores»
Pergunta: Agradeço a muito circunstanciada explicação, de 06/Fev./2008, à questão que colocara em 29/Jan./2008.Ainda assim, permita-se-me um exercício, relativamente ao qual não fico inteiramente seguro.Suponhamos o seguinte diálogo:
— Quem foram os vencedores, eles ou os outros?
— Foram eles, os vencedores foram eles!
Se não estou equivocado, a frase da resposta — enfática, explicativa, é certo — contém duas orações: 1.ª oração, «Foram eles»; 2.ª oração, «os vencedores foram eles!».
A minha dúvida: é aceitável,...
