As designações que refere inserem-se no âmbito do aspecto, que é uma categoria gramatical que nos dá informação acerca do início, do curso e do fim da acção expressa pelo verbo.
O valor aspectual pode ser expresso por diferentes processos, e, por isso, podemos distinguir o aspecto lexical e o aspecto gramatical.
O aspecto lexical diz respeito ao conteúdo semântico transmitido pelo verbo, ou seja, ao significado intrínseco ao próprio verbo. Por exemplo:
(1) «O bebé dormiu a sesta.»
(2) «O treinador jantou com os jogadores.»
(3) «A Constança dançou a valsa com o André.»
Nestes três exemplos, estamos perante a realização prolongada da acção, uma vez que cada um dos verbos exprime, por si só, situações às quais está associada uma determinada duração.
A realização progressiva da acção, por sua vez, insere-se no âmbito do aspecto gramatical, que diz respeito ao valor expresso por certos tempos verbais e também por elementos externos ao verbo: advérbios, locuções adverbiais, verbos auxiliares, etc. Por exemplo:
(4) «A Alzira está a fazer uma deliciosa tarte de maçã.»
(5) «Todos os dias durante as férias, o Pedro enviou postais à namorada.»
(6) «Quando a Catarina era mais nova, fazia patinagem artística.»
Na frase (4), a combinação do verbo auxiliar estar a + o verbo principal fazer indica-nos que a acção é apresentada como estando em curso.
Na frase (5), é a expressão «todos os dias durante as férias» que nos dá a ideia de que a acção expressa pelo verbo enviar se estendeu por um período.
Finalmente, em (6), o uso do pretérito imperfeito do indicativo, juntamente com a oração adverbial temporal, exprime uma acção durativa no passado.
Em conclusão, na realização prolongada da acção, o valor aspectual é inerente ao próprio verbo; na realização progressiva da acção, o valor aspectual é expresso por outros elementos gramaticais.
Disponha sempre!