Textos publicados pela autora
Ainda o valor de «uma vez que»
Pergunta: Além do valor causal, que parece o valor mais comum, (1) não é verdade que esta conjunção pode ter o valor condicional ou ainda o valor temporal? (2) Será que o valor condicional é ultrapassado na língua atual? Eis alguns exemplos:
Condicional:
1. Uma vez que a Suíça fizesse parte da União Européia, teria de aceitar os caminhões.
2. Outros possíveis efeitos para a saúde estão envoltos em controvérsia. Há ligeiros indícios de uma ligação com o cancro (a pílula pode proteger as mulheres de algumas formas de cancro). Uma...
Análise sintáctica do período «A sociedade, no seio da qual me eduquei, fez...»
Pergunta: Gostaria de saber a análise sintática do seguinte período: «A sociedade, no seio da qual me eduquei, fez de mim um homem à sua feição.» A mesma quase gerou violência na sala de professores de minha escola.
Aguardo resposta para a manutenção da paz na minha sala de professores.
Resposta: Neste contexto, o verbo fazer comporta-se como um verbo transitivo predicativo, isto é, um verbo que selecciona uma expressão nominal complemento directo e uma outra expressão (nominal ou adjectival) que...
Ainda o futuro do pretérito vs. condicional
Pergunta: Consultando as respostas anteriores, verifiquei a resposta 7647 em que o consultor José Neves Henriques faz uma explanação sobre condicional e pretérito e as diferenças existentes em Portugal e no Brasil.
Atualmente, compulsando o volume 3 da série Soltando a Língua, do professor Sérgio Nogueira, verifiquei que a de NGB (Nomenclatura Gramatical Brasileira), em 1959, tornou o futuro do pretérito a denominação oficial para o antigo "condicional" já em desuso e traz alguns exemplos:
1) Ele dizia que não...
As orações coordenadas e subordinadas existentes numa frase
Pergunta: Gostaria que me esclarecessem sobre quais as orações coordenadas e subordinadas existentes nesta frase e quais as relações hierárquicas que se estabelecem entre elas.
«Todos os dias os jornais referem que os massacres e as perseguições não param e há muitos timorenses que procuram segurança no exílio, pois não suportam a pressão das autoridades indonésias.»
Grata pela ajuda.Resposta: Começo pela divisão e pela classificação das orações:
1. «Todos os dias os jornais referem» — Oração...
O artigo indefinido após o relativo cujo
Pergunta: Sei que não é possível utilizar artigo definido após o relativo cujo.
No entanto, surgiu-me uma dúvida: é possível utilizar artigo indefinido após o relativo cujo?
Exemplo: «Estou lendo um livro cujo um dos autores é professor titular de uma universidade.»Resposta: Telmo Móia e João Peres, no livro Áreas Críticas da Língua Portuguesa (1995: 333), referem que o pronome relativo cujo só pode ser complemento genitivo de expressões nominais com...
