Textos publicados pela autora
A pronúncia de gueto
Pergunta: Ouve-se frequentemente nos meios audiovisuais falar de guetos com o som da primeira sílaba fechado: [guêtos].
Não será, foneticamente, mais correcto pronunciar [guétos] com som aberto?Resposta: Seria desejável que os dicionários que temos ao nosso dispor fossem unânimes na grafia e na pronúncia das palavras. Mas infelizmente não é o que acontece.
O dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, por exemplo, apresenta duas possibilidades fonéticas para a palavra gueto:...
Mealheiro e migalheiro
Pergunta: Gostaria de saber afinal qual é a forma mais correcta para designar o cofrezinho com uma ranhura onde se colocam moedas para fazer uma poupança. Mealheiro ou "migalheiro"? Procurei em vários dicionários e li que o correcto era mealheiro, no entanto vi no dicionário de ciências da faculdade de Lisboa e vem migalheiro como sinónimo de mealheiro. Afinal, em que ficamos? Qual o dicionário que devemos ter em conta, isto é, o que oferece mais credibilidade? Porto editora, facul. ciências...
Ainda «Complemento preposicional e construção de foco»
Pergunta: Na resposta a Jorge Botelho, em 24/6/2008, a professora Sandra Duarte Tavares deu como exemplo duas frases que valem um comentário. Ei-las:
2) «É de livros novos que a biblioteca precisa.»
3) «Do que a biblioteca precisa é de livros novos.»
Agora, o comentário: Na frase 2, verifica-se o composto expletivo «é que», que evidentemente pode ser elidido sem prejuízo do entendimento: «A biblioteca precisa de livros novos». Na frase 3, parece não ser assim. O «que», nessa frase, é um pronome que se refere a outro pronome, no...
A forma feminina filantropa
Pergunta: É admissível a forma feminina "filantropa", à semelhança do feminino pedagoga? Na origem a palavra era exclusivamente masculina, sei, mas existe actualmente o feminino, ou não?
Obrigada.Resposta: Sim, o feminino de filantropo é filantropa, através da aplicação da regra geral de formação do feminino: acrescenta-se um a ao radical masculino da palavra.
...
Dúvidas em relação à classificação dos verbos auxiliares
Pergunta: Tenho dúvidas em relação à classificação dos verbos auxiliares, em frases com três verbos ou mais; não só dos auxiliares mas também dos outros, e há vezes em que um verbo no infinitivo pode ser predicado de uma oração subordinada substantiva objetiva ou qualquer coisa desse tipo. Dá para ver que eu estou meio confusa. Na realidade, a frase de que eu gostaria mesmo de saber as classificações dos verbos é a seguinte:
«Ele deve ter querido dizer tal coisa.»
O verbo dever e o verbo ter são auxiliares. É...
