Pergunta:
Gostaria de saber afinal qual é a forma mais correcta para designar o cofrezinho com uma ranhura onde se colocam moedas para fazer uma poupança. Mealheiro ou "migalheiro"? Procurei em vários dicionários e li que o correcto era mealheiro, no entanto vi no dicionário de ciências da faculdade de Lisboa e vem migalheiro como sinónimo de mealheiro. Afinal, em que ficamos? Qual o dicionário que devemos ter em conta, isto é, o que oferece mais credibilidade? Porto editora, facul. ciências Lisboa?
Resposta:
Comecemos por ver o que nos dizem três dicionários da língua portuguesa acerca destas palavras, para depois chegarmos a alguma conclusão:
O Dicionário da Porto Editora considera-as sinónimas, remetendo migalheiro para a entrada de mealheiro.
O Dicionário da Texto Editores considera-as também sinónimas, mas alerta para o facto de migalheiro ser um termo corrompido pelo uso (assinalando a abreviatura – corrup. (corruptela).
O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa parece discordar desta relação de sinonímia e dá-nos uma única definição: «aquele que se preocupa com coisas sem importância.»
Em conclusão, parece-me legítimo considerar que estas duas palavras são sinónimas, fruto de um fenómeno linguístico que se chama extensão semântica — algumas palavras vão adquirindo novos significados ao longo da sua existência.
No entanto, quando falamos ou escrevemos, a escolha das palavras depende em muito do contexto situacional, pelo que, se se tratar de um registo mais formal, a melhor opção será talvez o termo mealheiro.
Disponha sempre!