Textos publicados pela autora
O sujeito e o predicativo do sujeito, ainda mais uma vez
Pergunta: Atente-se nas frases: «Cesário Verde foi o poeta da cidade» e «O poeta da cidade foi Cesário Verde».
Onde está o sujeito e qual o predicativo do sujeito?Resposta: Se me é permitida a metáfora, este parece ser um dos terrenos mais pantanosos do domínio da sintaxe!
Há alguns critérios sintácticos que nos permitem identificar o sujeito e o predicativo do sujeito de uma frase.
Para a função de sujeito, temos a concordância com a flexão verbal e o teste da pronominalização nominativa.
Uma vez que em alguns casos é o...
Ainda o «desde há»
Pergunta: Gostaria que relessem as respostas dadas hoje e em 11/10/2000 por J. C. B sobre este tema e que fossem mais claros na resposta. É correcto ou não usarmos a expressão «desde há»? Agradeço imenso, não só a resposta que irão dar agora, como também os milhares de respostas que já deram. Este site é de uma utilidade incalculável.Resposta: A coocorrência da preposição desde e da forma verbal há não é, regra geral, legítima, dado que estas palavras exibem valores semânticos diferentes, eu...
A análise sintáctica de «Deu-me vontade de estudar»
Pergunta: Em «Deu-me vontade de estudar», qual é a análise sintática correta de cada termo do período? Fiquei em extrema dúvida ao discutir com outros professores de língua portuguesa; cada um disse algo diferente. Afinal, qual é a análise correta?
Agradeço a ajuda! Paz!Resposta: A expressão «dar vontade de fazer algo» é sinónima de «ter vontade de fazer algo». A diferença sintáctica é que nesta última existe um sujeito explícito, por exemplo: «Eu tive vontade de estudar», ao passo que, nesta acepção do verbo...
«Delegar responsabilidades»
Pergunta: Vi escrito «delegar responsabilidades às instituições correspondentes», o que me parece incorrecto. Não será melhor «delegar responsabilidades nas instituições...»?
Agradeço o excelente serviço que têm prestado a quem se interessa por estas coisas do português.Resposta: De acordo com várias obras lexicográficas de referência, o verbo delegar (do latim delegare) pode reger as preposições em, a, para.
O Prontuário de Verbos com Preposições, de António...
A classificação morfológica da palavra qual
Pergunta: Nos versos de Cecília Meireles: «Mas não consegui conhecer ainda/qual é melhor: se isto ou aquilo», qual a classificação morfológica da palavra qual?Resposta: A palavra qual é classificada morfologicamente, quer pela gramática tradicional, quer pela nova Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS), como um pronome interrogativo.
Os pronomes interrogativos introduzem frases interrogativas directas ou indirectas:
(1) Interrogativa...
