Textos publicados pela autora
Secretária e assistente
Pergunta: Qual a diferença e a semelhança entre secretária e assistente?Resposta: Uma secretária e uma assistente têm em comum o facto de darem apoio profissional a alguém.
Quanto à diferença: enquanto uma secretária exerce funções de secretariado, dando apoio essencialmente administrativo (ocupa-se da redacção, da organização e do funcionamento de um determinado serviço administrativo), assistente é um termo mais abrangente: trata-se de um profissional que pode dar assistência em diferentes áreas: assistente de...
O sujeito da frase «André é o nome do marido da minha tia»
Pergunta: Gostaria de saber qual é o sujeito da frase:
«André é o nome do marido da minha tia.»
Agradeço a disponibilidade.Resposta: O sujeito da frase é «André».
Em frases com o verbo ser identificacional, nem sempre é fácil determinar qual o sujeito e qual o predicativo do sujeito.
Mas os critérios sintácticos podem ajudar-nos:
— Sujeito
Pronominalização nominativa — O sujeito é a expressão nominal que puder ser substituída por um pronome pessoal nominativo:
(1) «Ele é (o nome d)o marido...
Outra vez a pronúncia de Nobel
Pergunta: Como voltei de novo a ouvir nas tevês e rádios pronunciarem “Nóbel”, em vez de “Nobél”... Afinal qual é a pronúncia correcta?Resposta: Como aqui já se referiu, a pronúncia correcta é mesmo [nobél]. Há duas boas razões para assim ser:
1. Trata-se de uma palavra aguda, isto é, tem acento tónico na última sílaba, tal como, papel, anel, animal, etc. Se Nobel tivesse a tónica na sílaba "nò", teria de ter acento gráfico na vogal o (repare-se que, por exemplo, túnel tem acento no u).
2. A segunda boa razão é a etimologia:...
«De referir» e «é de referir»
Pergunta: O meu superior hierárquico e vários colegas gostam de usar «De referir» no início de uma frase, por exemplo: «De referir que a fase inicial do projecto ainda não se encontra concluída.»
Agradeço os vossos comentários quanto à correcção do uso desta expressão para começar uma frase, uma vez que já a corrigi para «É de referir que...» e fui repreendida, por a forma correcta ser «De referir que...»
Obrigado.Resposta: Quando os seus colegas dizem «de referir que...», em vez de «é de referir que...», não estão a cometer...
Oração coordenada assindética e oração coordenada copulativa sindética
Pergunta: A primeira oração de uma frase onde se estabelece uma relação de coordenação pode ser considerada coordenada assindética?
Ex.: «O João foi ao Porto e observou o teatro Rivoli.»
1— «O João foi ao Porto» é uma oração coordenada assindética.
2— «e observou o teatro Rivoli» é uma oração coordenada copulativa sindética.
Obrigada pela atenção.Resposta: Na coordenação sindética, uma das orações coordenadas é introduzida por uma conjunção:
(1) «As crianças foram ao cinema e comeram pipocas.»
Na coordenação...
